Polícia

Polícia Civil forma 412 escrivães e inspetores que começam a atuar em julho

Todas as regiões do Estado receberão novos policiais (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)
Todas as regiões do Estado receberão novos policiais (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)

A Segurança Pública do RS tem um novo reforço, nesta segunda – feira (8), a Academia  de Polícia Civil (Acadepol) formou 412 policiais civis, cuja nomeação já foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia de ontem, a solenidade contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e da chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor.

O Curso de formação teve duração de seis meses, com início em dezembro do ano passado. Mais de 44 mil candidatos disputaram 1,2 mil vagas (600 para cada cargo), sendo que os 431 primeiros colocados foram selecionados para fazer o curso. Ao todo foram nomeados 205 inspetores e 207 escrivães de Polícia Civil. Os alunos fazem parte das 52ª e 53ª turmas da Acadepol.

Em seu pronunciamento, o Governador Eduardo Leite agradeceu aos alunos e também aos servidores da segurança, no seu geral, pela escolha da profissão e de suas dificuldades para o que a sociedade tenha paz e tranquilidade, ele ressaltou a queda nos índices de criminalidade, que muito devem ao esforço e à dedicação dos agentes da segurança pública.

Os dados mostraram redução de 71% nos latrocínios em Porto Alegre entre janeiro e maio de 2019, com dois casos, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve sete ocorrências. No RS, houve uma grande retração, os roubos com morte, caíram pela metade.

A primeira mulher a chefiar a Polícia Civil, Nadine Anflor, parabenizou os formandos e enalteceu a possibilidade de poder contar com colegas na missão que descreveu como árdua, mas recompensadora.

O último concurso foi em 2013, e este, foi o maior concurso se considerada a relação entre candidato / vaga, sendo que esta foi a primeira turma a ser habilitada como brigadista de incêndio de nível intermediário.

As atividades dos novos policiais poderão ser exercidas a partir da primeira quinzena de julho, os  locais onde cada um irá atuar ainda não foram divulgados, por uma questão estratégica. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, todas as regiões do Estado serão contempladas.

Todas as regiões do Estado receberão novos policiais (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)