Justiça

Polícia Civil de Vacaria atualiza casos de bebê e feto encontrados mortos no mês de maio

Foto: BM / Divulgação
Foto: BM / Divulgação

A Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Vacaria, enfrentou dois desafios no mês de Maio. No dia 13 foi encontrado um feto de aproximadamente seis meses em um mato que circunda o Bairro Municipal.

Já no dia 17 foi encontrado na usina de reciclagem de lixo um bebê, recém nascido, ainda com cordão umbilical, o qual estava dentro de uma caixa de papelão. A caixa havia sido recolhida pelo serviço de coleta de lixo seletivo dois dias antes, em trajeto que aponta para Bairros Glória, Gaspareto, Vitória e Municipal.

No primeiro caso indicava aborto, e do recém nascido trata-se de provável Infanticídio (que é homicídio de recém nascido devido influência de estado puerperal, que é uma grande depressão por parte da mãe). O laudo apontou asfixia, como causa da morte. Tanto o feto como a recém nascida eram meninas.

Desde então, diversas diligências e investigações foram realizadas, culminando em um caso ainda indefinido e outro já concluído.

O caso do aborto foi resolvido, a DPCA conseguiu localizar e identificar a genitora, que, diante das evidências, admitiu o fato e responderá criminalmente pelo ato. Também foi coletado material para comparação genética. Já ao caso da bebê que já estava plenamente formada, as investigações continuam. Pede-se a quem tenha conhecimento de quem possa ser a genitora, que contate com a Polícia Civil, garantindo-se o sigilo da fonte.

Segundo a polícia a hipótese de Infanticídio ainda não foi confirmada, em razão de que a mãe não foi identificada, e isso é necessário também para constatar o estado de puerpério.

Relembre os casos:

Feto é encontrado em matagal no bairro Municipal, em Vacaria
Recém nascida é encontrada morta por recicladores dentro de caixa de papelão em Vacaria
Perícia diz que criança encontrada em caixa de papelão em Vacaria nasceu com vida