Segurança

Polícia Civil de Garibaldi divulga identidade de estelionatários que aplicavam golpes com cartões de banco

Dupla foi presa nesta segunda (20) e terça-feira (21). A suspeita é de que uma quadrilha segue efetuando golpes pela região.

Polícia Civil de Garibaldi divulga identidade de estelionatários que aplicavam golpes com cartões de banco

A Polícia Civil de Garibaldi divulgou imagens com identificação de duas pessoas presas, nessa semana, por prática de crimes de estelionato, após várias pessoas da cidade terem sido enganadas através do golpe. Trata-se de Victor Hugo Miranda Souza, 22 anos, natural de São Paulo e morador do bairro Brasilândia/SP. Também, Fábio Israel Borges Fonseca, 22 anos, natural de São Paulo, morador do bairro Brasilândia/SP.

A fraude consistia da seguinte maneira: inicialmente, uma pessoa do grupo criminoso fazia contato, normalmente com pessoas idosas e que possuem contas correntes em agências bancarias em Garibaldi, noticiando falsamente que o cartão magnético estava clonado e que despesas teriam sido feitas em nome de seus titulares. O mesmo falsário, após convencer as vítimas de que seus cartões magnéticos estavam com problemas, os orientava a fragmentar os cartões, explicando a maneira como deveriam ser cortados e colocados dentro de um envelope lacrado, juntamente da senha pessoal do correntista. O falsário também orientava as vítimas de que deveriam entregar o envelope lacrado para pessoa que seria funcionária do banco e que se identificaria com uma senha e CPF quando fosse recebida pela vítima.

Os golpistas conseguiam convencer as vítimas com essa fraude e tão logo os cartões magnéticos estavam em posse dos criminosos, imediatamente saques eram feitos, em valores expressivos, as vezes até o limite da conta; empréstimos eram contratados em nome das vítimas; pagamento de contas; e também compras eram feitas pelos golpistas.

O expressivo número de casos atendidos pela Polícia Civil e Brigada Militar sobre esse golpe fizeram com que as forças policiais redobrassem seus esforços no sentido de identificar a autoria dos crimes praticados. Nesse sentido, a Brigada Militar de Garibaldi, ainda na noite da última segunda-feira (20), prendeu um indivíduo no interior de agência bancária do município, o qual estava em poder de expressiva quantidade de dinheiro, além de cartões magnéticos das vítimas.

Leia mais em:
Estelionatário é preso em flagrante dentro de agência bancária efetuando golpes financeiros, em Garibaldi

O criminoso foi autuado em flagrante, havendo inclusive deslocamento da Polícia Civil até a residência das vítimas para depoimento, onde foi constatado que se tratavam de pessoas de idade bastante avançada e com problemas de saúde. O auto de prisão em flagrante foi homologado e decretada a prisão preventiva do indivíduo.

Já na parte da tarde da terça-feira (21), a Brigada Militar foi acionada para deslocar-se até o bairro Santa Terezinha, onde determinada pessoa havia dominado um outro golpista, o qual já estava em poder dos cartões magnéticos de uma outra vítima. O golpista foi conduzido até a delegacia, onde igualmente foi autuado em flagrante por prática de crime de estelionato, na forma tentada. Houve homologação da prisão em flagrante pelo poder judiciário, e igualmente decretada a prisão preventiva do golpista.

Leia mais em:
Estelionatário é preso tentando efetuar golpes com cartões de banco, em Garibaldi

A Polícia Civil alerta as pessoas sobre esse tipo de golpe, orientando-se que não sejam passadas informações pessoais ou senhas, por telefone. Sugere-se que seja feito, utilizando-se outro aparelho telefônico, que não aquele onde foi recebida a ligação, contato com a agência bancária do correntista, ou contato pessoal com o banco.

Foto: Polícia Civil