Carlos Barbosa

Polícia Civil de Carlos Barbosa realiza Operação Sanitas para fiscalizar estabelecimentos do ramo alimentício

A ação também tem o objetivo de orientar acerca do armazenamento, manipulação e condições de comercialização dos produtos

(Foto: Divulgação/ PC)
(Foto: Divulgação/ PC)

A Polícia Civil, por meio da DP Carlos Barbosa, desencadeou a Operação “Sanitas”, com objetivo de fiscalização/orientação a estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios “in natura” e industrializados acerca do armazenamento, manipulação e condições de comercialização dos produtos.

A operação foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária (Inspetoria Veterinária) e com as Secretarias Municipais da Saúde e da Agricultura (SIM – Serviço de Inspeção Municipal).

De acordo com informações, foram efetuadas visitas a quatro estabelecimentos: um restaurante e um açougue localizados na área central; um minimercado no Bairro Triângulo e um supermercado no Bairro Vila Nova, ocasião em que os proprietários e/ou responsáveis legais foram orientados a respeito das normativas e legislação vigentes sobre o assunto, sendo solicitadas algumas providências para adequação no desempenho de suas atividades.

Em todos os locais foram constatadas algumas irregularidades, como produtos com prazos de validade vencidos, sem o rótulo de origem e inspeção sanitária ou licença para comercialização, armazenamento inadequado e sem condições de identificação de sua procedência.

No total, foram apreendidos e inutilizados nos próprios locais, aproximadamente 32 Kg de alimentos (carnes, queijos e processados) e 16 l de cachaça.

A Operação “Sanitas” deverá ter novas edições e com maior frequência, haja vista que, além de buscar a segurança e qualidade na comercialização de gêneros alimentícios pela comunidade barbosense, evitando a prática de condutas contra a saúde pública e o consumidor, também visa o estreitamento das relações de apoio e qualificação do trabalho realizado pelos diversos órgãos envolvidos no processo de fiscalização sanitária.