Comportamento

Polêmicas, eleições municipais, ações sociais e pandemia: a retrospectiva 2020 de Garibaldi

Polêmicas, eleições municipais, ações sociais e pandemia: a retrospectiva 2020 de Garibaldi

Muitos acontecimentos fizeram com que 2020 se tornasse um ano, no mínimo, atípico. Para muitos, um período de perdas e muita tristeza; para outros, um ano de superação e realizações. Diante de tanta dualidade, o fato é que a dobradinha de duas dezenas ficará marcada para sempre na história de toda a humanidade.

No dia 24 de março, o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, em conjunto da secretária da Saúde do município, Simone Agostini de Moraes, confirmaram o primeiro caso de Covid-19 no município. Exatamente um mês após o primeiro caso confirmado da doença, ocorreu o primeiro óbito de paciente infectado.

O ano em que uma pandemia global atingiu a todos de uma forma ainda incalculável, o município de Garibaldi demonstrou o espírito da solidariedade. No mês de março, um grupo de costureiras doou diversas máscaras e jalecos aos profissionais do Hospital São Pedro. Também, entidades, associações, empresas e voluntários realizaram uma campanha de doações para a compra de equipamentos respiratórios para o hospital. Já no mês de maio, o Hospital Beneficente São Pedro recebeu a habilitação para o funcionamento de 10 leitos de alta complexidade e pacientes diagnosticados com Covid-19 começaram a ser internados na unidade.

Com o avanço da pandemia, diversas restrições sociais foram impostas. Algumas delas exigiam a paralização de atividades econômicas municipais. O remédio foi amargo para muitos setores econômicos e manifestações pedindo a reabertura do comércio foram realizadas. 

A compra de um veículo Toyota/Corolla, efetuado pela Câmara de Vereadores de Garibaldi, se tornou um assunto polêmico na cidade ao longo do mês de junho. O veículo, avaliado em R$ 118 mil, possui computador de bordo, bancos de couro, câmbio automático, 150 cavalos de potência, câmera de ré, sensor de estacionamento e diversos outros opcionais. A escolha por um veículo de luxo revoltou a comunidade, uma vez que ao longo da última semana, empresários e profissionais minguavam após precisarem paralisar as atividades profissionais devido ao enquadramento da região na bandeira vermelha.

O ano também foi marcado por apresentações virtuais. Garibaldi também se engajou na “era das lives” e diversos artistas compartilharam de seus dons através da internet. Em julho, a Rádio Serrana, emissora do Grupo RSCOM, realizou uma live que beneficiou famílias afetadas pelas restrições sociais no município e arrecadou cestas básicas que foram destinadas ao CRAS. Também, o município de Garibaldi desenvolveu o projeto “Lives da Cultura Garibaldi”e diversas apresentações foram transmitidas durante o mês de agosto.

A Rádio Serrana também esteve engajada em uma campanha de arrecadação de doações que favoreceram a família de Edson José das Neves, de 37 anos, mais conhecido como Guigui. Em meados de setembro, a carroça que Guigui usava como ferramenta de trabalho para catar papelão foi furtada. Com isso, Guigui passou dias sem trabalhar e sem conseguir ajudar sua mãe que sofre de câncer.

O mês de outubro e novembro foram recheados de polêmicas, debates e apresentação de propostas eleitorais dos candidatos ao Executivo e o Legislativo municipal. Também, o Grupo RSCOM promoveu o debate entre os candidatos à prefeitura de Garibaldi. O encontro ocorreu nos estúdios da Rádio Serrana 106.1 FM. Além disso, em outubro uma grande polêmica se instalou no município: um rastreador foi encontrado no carro do então prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin. No fim do pleito, Alex Carniel e Sérgio Chesini foram eleitos no município.

Em comemoração aos dois anos de atividades em Garibaldi, a Rádio Serrana desenvolveu uma campanha de arrecadação de doações para o Natal. Todas as doações foram destinadas a quatro entidades do município: Lions Clube, Leo Clube, Coral dos Canarinhos e também a Corrente do Bem, que realizaram a entrega de brinquedos e doces a crianças do município no final do ano:

O ano de 2020 se mostrou desafiador em muitos sentidos. Entre perdas e superações, angústias e bênçãos, foram as ações sociais, desenvolvidas ao longo do ano, que trouxeram esperança e alívio para muitos garibaldenses. Que a solidariedade possa ser escrita em muitas linhas neste ano de 2021.

Foto: Divulgação