Empossado no início de fevereiro, o novo secretário do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul, João Uez, promete se debruçar sobre problemas históricos. Dentre os principais, as demandas de poda e a necessidade de revitalização e roçada das estradas que dão acesso ao município.
“Temos demandas históricas, sejam elas as podas, os animais, a questão dos licenciamentos mas, junto com os servidores, a gente vai mostrar para a comunidade caxiense que a Secretaria do Meio Ambiente dá certo”, enfatizou Uez, que busca repetir o trabalho realizado à frente do Urbanismo nos dois primeiros anos da atual gestão.
Segundo o secretário, Caxias do Sul tem uma lista de espera de cerca de 1.500 pedidos de poda, que tramitam, desde 2018, junto ao Setor de Parques, Praças e Jardins (PPJ) – membro da Semma.
“E por que não sai? Não é por desleixo do servidor. É por falta de braço. Hoje, (para) uma cidade do tamanho de Caxias, temos somente uma equipe que faz a questão da poda”, explicou.
Ele tem expectativa que, além de outras parcerias, com a possibilidade dos próprios moradores realizarem os cortes parciais das arborizações, mediante autorização da Secretaria, o número de solicitações possa ser reduzido.
“Nós temos que avançar. Seja no protocolo, também através de mutirões ou até mesmo buscar parcerias com a Codeca, com a iniciativa privada, a fim de dar essas respostas. Não podemos deixar uma cidade, do tamanho de Caxias, com 1500, 1600 pedidos de podas”, ressaltou o chefe da pasta.
Uez destacou a sua intenção em embelezar os acessos à segunda maior cidade do Estado, que possui uma receptividade pouco convidativa. Demonstrou comprometimento, ainda, com a necessidade de roçada da ERS-122, sentido Farroupilha/Caxias. Em alguns trechos, a vegetação alta atrapalha, inclusive, a visibilidade de placas de sinalização.
“Buscaremos um trabalho junto aos viadutos de entrada, os viadutos de dentro da cidade, os acessos da cidade, a fim de que quando a pessoa chega em Caxias do Sul, (ela) sinta outro clima”, garantiu.
Perfil
João Uez é formado em Direito. Foi estagiário na Secretaria Municipal do Urbanismo, de 2009 a 2011. De 2013 a 2016, atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. Assessor da bancada do PSDB em 2012 e de 2017 a 2019. Foi secretário municipal de Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Receita, Governo, Gestão e Finanças, Urbanismo e Chefe de Gabinete em 2020.