Dois policiais militares que ajudaram no resgate de idosos em um incêndio na casa de Repouso Arco Iris no dia 22 de dezembro de 2015, em Garibaldi, receberão homenagens na tarde desta terça-feira, dia 24 no Centro da Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi. Vânius Morais de Souza e Fábio Neri Rozek já receberam da prefeitura a medalha de Ordem do Mérito do Imigrante e também foram promovidos a sargento.
A honraria considera caráter, civismo, dignidade, relevante trabalho desempenhado e esforço incessante empregados para o resgate e socorro dos idosos residentes na casa de repouso. O incêndio ocorreu na madrugada de 22 de dezembro de 2015. Vinte e cinco idosos foram resgatados e transportados para atendimento em hospitais e postos de saúde.
Os militares do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas -3ºBPAT, seguem lotados na Brigada de Garibaldi, tendo sido promovidos por este “Ato de Bravura”, a graduação de 2º Sargento da Brigada Militar.
Os policiais inalaram fumaça durante o trabalho e ficaram em observação no Hospital São Pedro por dois dias. Ao receber o reconhecimento, Morais disse que em 11 anos de carreira nunca havia passado por situação semelhante. Rozek destacou o desafio de entrar na casa e resgatar os idosos e doentes, a maioria com dificuldades de locomoção. Este ato de bravura ganhou destaque em notícias Nacionais e Internacionais.