Cidades

Com pouca adesão, plebiscito aprova separação do sul do restante do Brasil

Número de votos foi abaixo do esperado no plebiscito informal que propôs a separação dos estados do Sul do Brasil. Foto: Divulgação
Número de votos foi abaixo do esperado no plebiscito informal que propôs a separação dos estados do Sul do Brasil. Foto: Divulgação

O plebiscito informal que questionou a população sobre a separação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do Brasil, realizado neste sábado, dia 7, pelo movimento separatista “O Sul é o meu país” reuniu apenas 341.775 pessoas para votar, em um universo de 21,2 milhões de eleitores, conforme dados de agosto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os votantes, o resultado apontou 328.552 votos favoráveis à separação.

Até a manhã desta segunda-feira, dia 9, 82 das 83 as urnas lançadas para votação foram auditadas. A previsão inicial era de que a apuração dos votos fosse concluída na noite de sábado, mas o movimento afirmou que teve problemas técnicos na postagem de votos.

Todos que participaram do plebiscito também assinaram um projeto de lei de iniciativa popular que prevê a separação dos estados.  O projeto será apresentado oficialmente ao poder legislativo de cada estado em maio de 2018. Para que isso possa ocorrer, são necessários que 1% dos eleitores de cada um dos três estados assine o documento.

A votação não tem valor legal. A expectativa do movimento era que um milhão de pessoas participassem da votação. Para o presidente do movimento, Celso Ducher, o número de votos foi abaixo do esperado devido à demora para a assinatura do projeto de lei e a quantidade de dados necessários.