
O Plano Plurianual do Setor Público do Município de Caxias do Sul (projeto de lei 122/2025), para o período de 2026 a 2029, foi apresentado aos vereadores em audiência pública. A reunião foi organizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo. O ato aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (09), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.
O programa embasará as peças orçamentárias do próximo quadriênio e deverá ir para discussão e votação, em plenário, na próxima semana. Na condução das atividades, estava o presidente do grupo parlamentar, vereador Elói Frizzo/PSB.
De acordo com Frizzo, nos próximos dias, os integrantes da comissão ainda se reunirão para analisarem a viabilidade técnica de duas emendas aditivas à matéria. A primeira delas veio assinada pelas vereadoras Estela Balardin/PT e Rose Frigeri/PT e busca viabilizar a construção de um centro de referência da juventude. Por meio da segunda emenda aditiva, Rose tenta a implantação de um centro público de economia solidária.
No projeto, é enfatizado que a cultura, a inovação, o empreendedorismo e a transversalidade estarão no centro de todas as ações, programas e metas da gestão. O plano engloba Legislativo, Executivo/Administração Direta, Executivo/Administração Indireta, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Além disso, envolve o Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), subdividido em IPAM-Saúde e IPAM-Previdência, além da Fundação de Assistência Social (FAS).