Justiça

PF suspende emissão de passaporte até mudança no orçamento

PF suspende emissão de passaporte até mudança no orçamento

A emissão de novos passaportes está suspensa pela Polícia Federal (PF) por conta da falta de dinheiro. A “insuficiência do orçamento” foi confirmada em um alerta divulgado no portal da PF na noite desta terça-feira, dia 27, e a suspensão passou a valer a partir das 22 horas, sem data para ser encerrada.

A PF garantiu, porém, que os pedidos encaminhados até a terça-feira receberão seus passaportes normalmente. Além disso, a PF manteve o agendamento online e o atendimento nos postos, mas afirmou que a entrega dos novos passaportes vai dependerá da normalização da situação orçamentária.

O comunicado assegura que a “insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem” não significa que falte dinheiro à corporação, mas apenas que o limite destinado a esses procedimentos foi atingido.

Para que os passaportes voltem a ser confeccionados, deve ser necessária a edição de uma medida provisória ou a aprovação pelo Congresso de um projeto que suplemente o orçamento para essa rubrica.

A PF garante que “acompanha atentamente” o caso para garantir o “restabelecimento completo do serviço”.

 

Leia a íntegra de nota emitida pela Polícia Federal:

NOTA A IMPRENSA – SERVIÇO DE PASSAPORTE

Brasília/DF – Sobre o serviço de passaportes, a Polícia Federal informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir de hoje, 27/06, às 22 horas.

A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27/06 receberão seus passaportes normalmente.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

Divisão de Comunicação Social