Brasil

PF realiza ação para desarticular grupo de hackers no RS e no CE

A organização é especializada na invasão de sistemas de órgãos públicos

Federal
Foto: Arquivo / Agência Brasil

A Polícia Federal (PFF) deflagrou nesta sexta-feira (26) a Operação Capture the Flag, com o objetivo de desarticular a organização criminosa ORCRIM, especializada na invasão de sistemas informatizados de órgãos públicos para fins de exposição indevida de dados privados de servidores e autoridades públicas.

A ação acontece no Rio Grande do Sul e no Ceará. Cerca de 20 policiais federais cumprem 3 mandados de busca e apreensão.

Integrantes do grupo hacker investigado obtiveram e expuseram dados pessoais de mais de 200 mil servidores e autoridades públicas, com o objetivo de intimidar e constranger instituições e vítimas.

Segundo a apuração, a ORCRIM teria invadido sistemas de universidades federais, prefeituras e câmaras de vereadores em cidades do RJ, PR, GO e RS; de um governo estadual e de diversos outros órgãos públicos. Somente no RS, foram mais de 90 instituições invadidas pelos hackers.

Há indícios, ainda, da prática de outros crimes cibernéticos por parte do grupo, como compras fraudulentas pela internet e fraudes bancárias.

A investigação se concentra na apuração dos crimes de invasão de dispositivo informático, corrupção de menores, estelionato e ORCRIM.