A Petrobras reduziu o preço do querosene de aviação (QAV) em cerca de 2% a partir desta quarta-feira, 1º, com a variação dependendo do mercado onde atua. Segundo dados da estatal, a queda varia entre 2% e 2,25%. A redução acompanha o preço do petróleo no mercado internacional. Em outubro, o combustível havia sido elevado em 5,3% seguindo a alta da commodity.
O QAV é reajustado mensalmente pela Petrobras, ao contrário de outros combustíveis da companhia, como diesel e gasolina, que obedecem os preços de mercado. Na Bahia, a Acelen, que controla a Refinaria de Mataripe, também baixou o preço do QAV em 2,3% nesta quarta-feira.
Lembrando que no mês passado, a empresa registrou queda bilionária no valor de mercado após reforma estatutária. Ações preferenciais da estatal caem 6,6% e chegam a R$ 35,35, enquanto as ordinárias desvalorizaram 6,%, atingindo o valor de R$ 38,35.
Com o objetivo de reformar seu estatuto social, a intenção da companhia é eliminar as restrições para a indicação de administradores, que foram consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após a decisão monocrática do ex-ministro Ricardo Lewandowski.
Além disso, a estatal aprovou a criação de uma reserva de remuneração de capital, cujo valor ainda não foi definido, para garantir recursos destinados ao pagamento de dividendos, recompra de ações, absorção de prejuízos e incorporação ao capital social. Essas medidas visam fortalecer a empresa e proporcionar mais flexibilidade em suas operações.