Política

Pesquisa indica que Sartori perde eleição em todos os cenários de segundo turno

Servidores que recebem até R$10 mil serão pagos nesta segunda | Foto: Leandro Osório/Palácio Piratini
Servidores que recebem até R$10 mil serão pagos nesta segunda | Foto: Leandro Osório/Palácio Piratini

O governador do Rio Grande José Ivo Sartori aparece em primeiro lugar na disputa pela reeleição na pesquisa do Instituto Methodus realizada em 25 municípios no Rio Grande do Sul entre os dias 19 a 25 deste mês, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados em um disco. Neste cenário, Sartori (MDB) aparece com 17,5% da intenção de voto dos pesquisados, seguido por Jairo Jorge (PDT) com 10%, Miguel Rossetto (PT) com 8,1% e Eduardo Leite (PSDB) com 8%. Depois, vem Luis Carlos Heinze (PP) com 5,1%, Roberto Robaina (PSOL) com 3,7%, Mateus Bandeira (Novo) com 2,1% e Abigail Pereira (PCdoB) com 1,3%.

A pesquisa comprova que a eleição ainda não empolga o eleitorado gaúcho: mais de 44% das mil pessoas entrevistadas afirmaram que não têm candidato. Destes, 22,6% revelaram a intenção de votar em branco ou anular o voto, enquanto 21,6% afirmou não saber em quem votar.

Na pesquisa espontânea, esse fenômeno é ainda mais evidente: nada menos que 75,8% dos participantes afirmou que não sabe em quem vai votar, enquanto 14,2% afirmaram que devem votar em branco ou nulo. Entre os candidatos, Sartori aparece na frente da preferência, com 5,2%, seguido de Leite, com 1,7% e Jorge, com 1,2%. Mais atrás estão Rossetto, com 0,7%, Robaina, com 0,5%, Bandeira, com 0,2% e Heinze, com 0,1% das intenções de voto. Neste cenário, até Olívio Dutra (PT), que não é candidato, com 0,3%, e Beto Albuquerque (PSB), que pode disputar uma vaga ao Senado, com 0,1%, aparecem entre os citados.

A pesquisa também apontou simulações para um eventual segundo turno na disputa do governo gaúcho e, diferentemente do favoritismo do atual governador que aponta a pesquisa no primeiro turno, os cenários indicam que Sartori perderia todos os confrontos apresentados aos entrevistados. Neste caso, o favoritismo passa para o candidato do PDT, Jairo Jorge. De acordo com a pesquisa, que tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ele venceria Sartori com 38,1% das intenções de voto contra 26,5% dados ao governador. Em outros dois cenários, Jorge venceria Rossetto com 35,1% contra 20,5% e bateria Leite por 35,5% a 21,4%.

O levantamento indica que o governador perderia também para o pré-candidato petista, por 33,1% a 29,7%, para o tucano Eduardo Leite por 32,1% a 27,4% e para Heinze, por 29,2% a 27,1%, em cenários que indicam empate técnico.

Sartori também aparece disparado como o pré-candidato com mais rejeição. Nesta simulação, 47,7% dos entrevistados afirmaram que não votariam no atual governador. Em segundo lugar está Rossetto, com 24,6% das indicações.