Caxias do Sul

Pesquisa aponta que 87% dos caxienses devem ir às compras no Dia das Mães

Pesquisa aponta que 87% dos caxienses devem ir às compras no Dia das Mães

O comércio inicia o mês de maio com uma boa perspectiva em Caxias do Sul. Segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 4, pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, 87% dos caxienses têm intenção de adquirir ao menos um presente no Dia das Mães. A data é o segundo momento mais significativo para o comércio local, ficando atrás apenas do Natal. Informalmente, os lojistas projetam um acréscimo de 5% nas vendas de 2018 em relação ao ano passado.

Dia das mães é a segunda data que mais movimenta o comércio em Caxias do Sul (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

Segundo os dados compilados pela CDL, o ticket médio de cada presente ficará será de R$ 143,48. O valor é menor do que o projetado pela Fecomércio no Rio Grande do Sul, que prevê um ticket médio de R$ 171.

Em termos locais, porém, é possível perceber que 62% dos entrevistados pretendem comprar um presente, enquanto outros 28% vão adquirir duas lembranças. Esse último dado pode contribuir para um aumento no faturamento do comércio na data.

As compras devem se concentrar no vestuário, uma vez que 33% das pessoas disse ter intenção de comprar roupas. Outros 9% vão presentear com um calçado e 6% com acessórios. O setor de perfumes também aparece bem na intenção de consumo, sendo o preferido de 10% dos entrevistados. Faltando quinze dias para o Dia das Mães, 14% das pessoas ouvidas ainda não haviam decidido o que comprariam de presente.

A CDL ouviu 559 pessoas entre os dias 22 e 25 de abril nos bairros Centro, São Pelegrino, Rio Branco, Kayser, Fátima, Cruzeiro e Exposição. A margem de erro é de 5%.

Movimento no centro deve ser intenso ao longo da semana

As lojas da área central de Caxias do Sul continuam como o local preferido para as compras de Dia das Mães. Segundo a pesquisa, 56,3% dos entrevistados vão adquirir produtos em lojas físicas no centro, enquanto outros 20,3% vão comprar em shoppings.

Os números levantados também indicam o sábado à tarde como o dia com maior movimento, sendo o preferido de 24% dos consumidores para as compras.

Metade dos que não vão comprar dizem não ter dinheiro

Entre os 13% que não pretendem adquirir presentes, mais da metade diz que não o fará por falta de dinheiro. Outros 12% dizem não ter crédito, enquanto 27% não tem quem presentear. Além disso, 6% disseram morar longe da mãe e outros 4% não vão comprar presente por outros motivos.