Caxias do Sul

Pesquisa aponta que 74% dos caxienses vão comprar presentes para o Dia dos Pais

Pesquisa aponta que 74% dos caxienses vão comprar presentes para o Dia dos Pais

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul divulgou, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 3, uma pesquisa realizada com 424 pessoas sobre compras para o Dia dos Pais. Os dados mostram que 74% dos entrevistados pretendem presentear os pais, enquanto 26% não.

O levantamento demonstra, ainda, que o ticket médio a ser gasto nas compras é de R$ 159,27, sendo que, dentro os participantes da pesquisa, 79,74% pretendem investir este valor ou até um pouco mais. A preferência de pagamento dos caxienses também mudou conforme o atual cenário econômico: 70,42% vão pagar as compras a vista, em dinheiro. Outros 22,25% no cartão de crédito, que devem parcelar os presentes.

Quanto a escolha do estabelecimento para as compras, os caxienses ainda seguem apontando o atendimento como diferencial em 46,48%, um número considerado alto e que representa que o bom relacionamento com o cliente é capaz de alavancar as vendas. 25,49% das pessoas elencaram preços e descontos como principal motivação na hora de comprar em determinada loja.

Para o presidente da CDL, Ivonei Pioner, a previsão de compras à vista pela maioria dos entrevistados na pesquisa, demonstra uma mudança de cultura dos consumidores. Segundo ele, isso deve se refletir, também, no modo de negociação entre lojista e fornecedores.

“São duas coisas para pontuarmos. Dão boas expectativas, mas mostram uma mudança de cultura. Nós viemos, ao longo do tempo, como país, vivendo um crescimento através do crédito. E, agora, as pessoas estão voltando a comprar através do poder de compra. Isso também vai impactar na gestão das empresas. É uma oportunidade de caixa, mas também uma oportunidade das empresas mudarem seu formato de compra com os fornecedores. Se o dinheiro entra assim no caixa, ele deve ser usado assim para fazer o pagamento para que a empresa tenha saúde. Esse fato determina uma mudança de cultura do consumidor e para o lojista”, diz.

O pagamento em dinheiro, na hora da compra, também pode oportunizar o bom e velho desconto. Mas, conforme Pioner, não se pode esperar um milagre.

“As margens foram enxugadas, muitas vezes a negociação de balcão não tem milagres porque é, de fato, a realidade que se vive. Mas, sim, em dinheiro deve haver negociação e posterior, o lojista tem que negociar com o fornecedor também”, conclui o presidente da CDL.

51,35% dos entrevistados que não farão compras no Dia dos Pais, justificaram a falta de dinheiro para não dar presentes na data. 5,41%, se consideram sem crédito nas lojas. Por outro lado, os segmentos que devem registrar maior impacto de vendas, são:

Vestuário e moda: 52,08%
Perfumes e cosméticos: 15,02%
Calçados: 13,10%
Artigos de uso pessoal: 5,11%
Joias, óculos e relógios: 4,47%
Outros: 10,22%

O levantamento demonstra que 39,8% das pessoas ainda não sabem o que dar de presente para os pais. Este dado, conforme a CDL, demonstra que os lojistas devem investir no marketing para atrair estes clientes que estão indecisos.

*68,12% dos entrevistados são mulheres. A grande maioria, entre 20 e 29 anos da idade.

Fotos: Maicon Rech/GrupoRSCOM