Caxias do Sul

Pesquisa: 75,9% dos caxienses aprovam o transporte coletivo urbano

(Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)
(Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)


Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Methodus neste mês de dezembro, apontou que 75,9 % dos usuários do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul concordam que o serviço é de boa qualidade. Os números foram divulgados pela Visate na manhã desta quinta-feira (20).

Os dados apresentam que 60% dos caxienses discordam de uma possível troca da empresa por outra prestadora de serviço.

Para o Diretor Superintendente da empresa, Fernando Ribeiro, o resultado da pesquisa é fruto do trabalho e dedicação total dos funcionários.

“Nossa maior preocupação sempre é com o usuário. Investimos muito não apenas na inovação, mas nos funcionários. Sabemos que o trânsito é motivo de estresse nas grandes cidades do mundo e, por isso, entendemos que o transporte público deve oferecer qualidade e segurança. Isso só é possível com parceiros que trabalham com orgulho e se sentem parte de todo o processo”, afirmou.

Para Ribeiro, o pioneirismo na inovação aliado ao bom atendimento gera a aprovação do serviço.

“Somos pioneiros nacionais na implantação da biometria facial, da bilhetagem eletrônica e do gerenciamento eletrônico da frota. Por quê? Porque quando o usuário sabe que horas o ônibus vai passar em sua parada ou terminal, ele se sente mais seguro e pode aproveitar melhor seu tempo, e porque inibe a fraude no uso dos cartões, impactando no preço da tarifa, por exemplo. A inovação tem que servir ao cidadão, à melhoria do serviço prestado”, acrescentou.

Ainda segundo a pesquisa do Methodus, na comparação com outras cidades, quase 75% dos usuários consideram o transporte coletivo de Caxias do Sul melhor que os demais. Os três principais itens de avaliação do transporte público são: frequência de horários na sua linha, a pontualidade nos pontos de embarque e desembarque e o preço da passagem. Os itens mais bem avaliados, segundo o levantamento, são o bom atendimento do motorista e cobrador, ter bastante linhas, a limpeza e conservação da frota, e a qualidade dos ônibus.

Formado por um maior contingente de mulheres (54,64%), os usuários de transporte coletivo de Caxias do Sul são na sua maioria trabalhadores (61,09%), com renda familiar de até 5 salários-mínimos (84,77%), idade de até 44 anos (70.20%), e 76,49% utiliza o transporte coletivo de segunda a sexta-feira. De acordo com eles, em uma escala da 0 a 10 (onde 0 é nada provável e 10 é muito provável) que mede a chance de indicação do uso do transporte coletivo, 76,1% recomendaria o uso com nota igual ou superior a 7.