Caxias do Sul

Período de estiagem faz níveis das barragens de Caxias do Sul baixarem

Barragem do Complexo Dal Bó já está abaixo dos 66%

Foto: Same / Redes Sociais
Foto: Same / Redes Sociais

O município de Caxias do Sul está com o alerta ligado com a preocupante estiagem que há na cidade e região. Em entrevista com o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Gilberto Meletti, a reserva ainda está “boa” dentro das circunstâncias, porém já existe a preocupação, pois as nascentes de água estão com dificuldades de abastecer os lagos que levam a reversa ao subsolo, sendo a maior reservação de água.

Ainda não estamos racionando, mas temos a preocupação de fazer que a população tenha um consumo consciente evitando desperdício de água, utilizando apenas para consumo humano. Estamos em um período de estiagem, e não é semana que vem que irá terminar. É um processo que ainda vai lavar algum tempo até o início de outono, que é a previsão. Nossos técnicos estão acompanhando e, as chuvas que ocorrerão agora rapidamente, são chuvas que não irão melhorar os recursos, pois será uma pequena quantidade que não resolverá o problema“, destacou Meletti.

Decreto de emergência

A partir de relatos apresentados pelos subprefeitos, em reunião na tarde desta segunda-feira (03), a Prefeitura de Caxias do Sul publicará decreto de emergência especificamente para a área rural em função dos graves danos já causados pela estiagem. De acordo com as informações dos nove subprefeitos e do coordenador do 1º Distrito, a situação é crítica, principalmente, na dessedentação animal e produção agrícola. “Realmente as fontes naturais que as pessoas têm estão praticamente secando pela falta da chuva. Se não chove, a produção agrícola vai sofrer, bem como o abastecimento de água animal”, disse Gilberto.

Confira os níveis das barragens do município:

Samuara

A barragem que apresenta o melhor nível de água em Caxias do Sul segue sendo a Represa Samuara, localizada próximo ao Campus 8 da UCS, às margens da ERS-122, no sentido Caxias/Farroupilha. Atualmente, a barragem apresenta 95,96%.

Marrecas

Outra barragem que apresenta um “bom” nível, apesar das circunstâncias, é a barragem das marrecas, apresentando 93,63%. A barragem fica localizada em Vila Seca, próxima a RSC-453.

Maestra

Os níveis começam a cair na barragem da Maestra, localizada no bairro Serrano. Atualmente a represa está em 86,44% de sua capacidade.

Faxinal

A Represa do Faxinal, localizada às margens da RSC-453, próximo ao Golf Club, está em 85%.

Dal Bó

A represa com os níveis mais preocupantes é a barragem do Completo Dal Bó, localizado no bairro Fátima. Os níveis estão na casa dos 65,09%.