Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Brigada Militar (BM) e Polícia Civil apreenderam armas artesanais, conhecidas como estoques, drogas e uma grande quantidade de celulares durante a realização de uma Operação Pente-fino no Presídio Estadual de Caxias do Sul nesta terça-feira, dia 5 de dezembro. A ação, que começou por volta das 5h40min, decorreu sem graves incidentes e contou com a presença de cerca de 90 policiais da BM de Caxias, Gramado, Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria.
A principal motivação para a união entre os órgãos de segurança pública na operação é a retirada de materiais ilícitos das celas da penitenciária. Porém, uma confusão onde três detentos ficaram feridos na última sexta-feira, dia 1°, na Galeria C, onde estariam detidos alguns integrantes da facção “Os Bala na Cara”, também antecipou a revista geral no estabelecimento.
De acordo com a delegada Marta Bitencourt, titular da 7ª Delegacia Penitenciária Regional, o pente-fino nos apenados foi considerado um sucesso.
“Considerada (a operação) um sucesso devido aos esforços do setor de operações especiais, união da Brigada Militar e nosso efetivo. Foi realizada a revista geral onde foram apreendidos estoques, alguma quantidade de drogas e celulares também. Ainda não temos o número do que a gente recolheu nas celas, mas foi bem positivo. Sem incidentes, não foi necessário nenhum disparo, apenas alguma indisciplina, mas bem pontual e que os apenados vão responder procedimento disciplinar. A gente vem esse ano intensificando mais estas revistas, então já estava no nosso cronograma de realizar a revista geral e culminou também com estas indisciplinas que tiveram nos últimos dias, por isso imediata realização da revista. Mas, tudo tem relação com indisciplina e para retirar os materiais ilícitos que teriam ali dentro”, salienta a delegada.
Por cerca de quatro horas, os agentes realizaram a operação. Uma equipe do Samu e outra dos bombeiros foram acionadas caso houvesse a necessidade de intervenção, em uma possível rebelião, o que não ocorreu.
A maioria dos presos ligados à facções criminosas atuantes em Caxias do Sul estão reclusos na penitenciária estadual, em galerias distintas. Mesmo assim, a delegada não considera o clima do estabelecimento prisional tenso e diz que a situação está sob controle.
“No momento não. Tenso não. Nós temos um controle bem grande em relação a disciplina. Hoje, apesar de estarmos com muitas dificuldades, o número de casos de indisciplina é bem baixo. Estamos dentro de um controle. A Susepe tem o controle dos apenados, não só em Caxias, mas na 7° região penitenciária”, salienta Marta Bitencourt.
No dia 10 de agosto, a Penitenciária Regional, antiga Pics, recebeu a Operação Pente-fino. Lá, na ocasião, foram apreendidos cerca de 90 aparelhos celulares, drogas, e até um galão com cachaça artesanal. Os dados da revista geral no Apanhador, nesta terça, não foram divulgados.