Caxias do Sul

Penitenciária de Caxias do Sul doa hortaliças produzidas por apenados para quatro entidades sociais

Foto: Lucas Munaretti/divulgação
Foto: Lucas Munaretti/divulgação

Na última terça-feira (1º), alimentos produzidos na horta comunitária da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS) foram doados a quatro entidades de projetos sociais da cidade. A entrega dos alimentos contou com a presença da vice-prefeita, Paula Ioris, do coordenador da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Alzani Pioner, do diretor da Penitenciária, Henrique Zanatto, do vice-diretor, Roberto Gonçalves, além de outros servidores que auxiliaram na ação.

As alfaces entregues são cultivadas por apenados através do projeto de horta comunitária, que visa humanizar o trabalho prisional. A ação é uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da SMOSP.

A colheita de alfaces da horta rendeu doações às entidades Criança Feliz, Educaritá, Anjos Voluntários e Apadev. Segundo a vice-prefeita, a expectativa é ampliar o projeto. “É uma ideia que tem todo o nosso apoio. Para os próximos meses, poderemos ver o cultivo de outras hortaliças, por exemplo. Além disso, os agentes da Susepe tiveram a oportunidade de conhecer os projetos sociais que foram beneficiados”, explicou.

O vice-diretor da PECS destacou que este é um projeto de toda a equipe da PECS, em parceria com a Secretaria de Obras, para a sociedade caxiense. “Todos se envolveram em maior ou menor grau e estão de parabéns. Agora o momento é de focar os esforços na ampliação da horta a fim de atingir um maior número de entidades da sociedade”, disse Gonçalves.