Brasil

Pelo menos cinco gaúchos tiveram passaporte italiano revogado por fraude

Pelo menos cinco gaúchos tiveram passaporte italiano revogado por fraude

Pelo menos cinco gaúchos estão na lista dos brasileiros que tiveram a cidadania italiana cancelada após a comuna de Ospedaletto Lodigiano, no Norte do país, anular todos os registros provenientes do Brasil. São quatro moradores da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e uma residente na cidade de Lajeado.

Na lista, há mais de 400 nomes de pessoas residentes na cidade de São Paulo; 18 no Rio de Janeiro; 44 em Belo Horizonte; 30 em Curitiba; 39 em Campinas; 15 em São Bernardo do Campo, entre várias outras cidades. Alguns conseguiram obter o atestado de residência em Ospedaletto Lodigiano sem sequer ter pisado na comuna.

Um dos brasileiros que perdeu o direito à cidadania é o pré-candidato do Partido Novo ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, de 53 anos.

Confira aqui a lista

De acordo com as investigações, uma empresa contratada por brasileiros pagava propina a funcionários públicos da cidade para que o processo fosse agilizado e a residência no país fosse atestada de forma irregular através da comprovação da residência ao menos temporária. No dia 8 de fevereiro, dois brasileiros colaboraram com a Justiça e foram a julgamento. Segundo a sentença, Wellinton Girotto foi condenado a três anos e seis meses de prisão, e Mariane Baroni, a dois anos e seis meses. Ambos confessaram os crimes. No dia seguinte, a comuna anulou os registros.

A cidade, próxima a Milão, que tem 1.574 moradores, tinha 1.118 brasileiros inscritos como residentes e, segundo a prefeitura, as cidadanias foram concedidas sem os brasileiros de fato residirem ali. A residência é obrigatória para quem decide pedir, na Itália, o reconhecimento de sua cidadania pelo critério de descendência direta. O cancelamento foi informado no dia 9 de fevereiro e ocorreu menos de um mês antes das eleições legislativas, realizada neste domingo, dia 4 de março.

A Itália é um dos países mais procurados por brasileiros para obter a dupla cidadania. Quem é filho ou neto de italiano pode requerer o documento no consulado do país no Brasil, mas, devido à grande procura, o processo tem demorado anos, o que fez com que muitos brasileiros tenham entrado com o pedido de cidadania diretamente na Itália. Lá, não se exige um tempo mínimo de permanência na Itália, bastando apresentar o registro de um endereço.