Um grupo de cerca de 50 mulheres estão na prefeitura de Caxias, na tarde desta terça-feira (18), protestando contra a decisão do governo municipal em pedir judicialmente o espaço que onde funciona o Clube de Mães Santa Rita de Cássia, do bairro Desvio Rizzo.
De acordo com a Secretaria de Educação (Smed) a solicitação do segundo andar do prédio seria a fim de reformá-lo e ampliá-lo para instalar uma escola para as crianças, criando mais 90 novas vagas. Já que atualmente o bairro sofre com a falta de espaços para 550 crianças nesse tipo de atendimento.
Daniel Guerra aceitou conversar com as mães em seu gabinete, entretanto, está reunido com apenas três delas para tratar do assunto. Na área em que atualmente abriga o Clube de Mães, o terreno é de propriedade da prefeitura. No primeiro andar, já funciona uma escola de Educação Infantil.
Na última semana, a secretária da Educação, Marina Matiello, convidou a presidente da Associação Mãe, Devina Pezzi Luciano, para uma reunião sobre o assunto. O encontro ocorreu para explicar a ideia e para colocar o governo à disposição da associação a fim de encontrar outro espaço para suas atividades.
Ficou acertado que o grupo buscaria opções e que o Município se comprometeria em auxiliar na negociação pela nova sede. A Smed tomou a decisão em conjunto com outras secretarias municipais, diante da grande carência de vagas e de outras duas situações: a impossibilidade de compra de novas vagas em escolas particulares no bairro e a inviabilidade de utilização de um terreno público para construção da escola, uma vez que as áreas disponíveis ficam muito afastadas da concentração populacional. Todas as possibilidades de compra de vagas na região se esgotaram. O local do prédio solicitado é adequado pela demanda de vagas na região onde se encontra e pela proximidade das famílias interessadas.