Comportamento

"Peço desculpas", diz vereador acusado de racismo em Farroupilha

Protestos contra Felipe Maioli ocorreram na Câmara na noite da terça-feira

racismo
Foto: Reprodução/Facebook

O vereador Felipe Maioli (MDB) foi alvo de protestos na Câmara de Farroupilha, na noite da última terça-feira (8), após algumas pessoas se sentirem ofendidas por um publicação feita (e apagada logo em seguida) pelo parlamentar em uma rede social. Segundo as críticas, houve racismo por parte do parlamentar. O protesto foi feito de forma pacífica com cartazes.

racismo
Foto: Reprodução

Na publicação, feita durante o primeiro turno das Eleições deste ano, aparecem duas imagens, de salas de aulas distintas. Na primeira, o que parece ser uma escola cívico-militar, há o número 22, em referência ao então candidato Jair Bolsonaro (PL). Na segunda, há a foto de alunos negros, de uma escola pública do Rio de Janeiro, com o número 13, em alusão a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eleito presidente do Brasil. A comparação teria motivado as manifestações contra o vereador, que foi apontado como “racista” e “elitista” nos comentários da publicação.

À reportagem do Portal Leouve, Maioli disse que o objetivo principal da postagem era mostrar que ele apoia a escola cívico-militar e que não teve a intenção de parecer racista. O parlamentar acredita que houve uma interpretação errada e pediu desculpas:

“Nesse momento, como algumas pessoas se sentiram ofendidas e lesadas, eu não vejo problemas em me desculpar, em pedir desculpas, tudo é aprendizado nesse meio político. Temos que reconhecer que as coisas podem ser interpretadas de várias maneiras. Então peço desculpas se eu ofendi alguém e dizer que em nenhum momento, a postagem que foi feita e logo retirada, que foi relacionada com a educação teve a ver com racismo. Em momento algum isso passou pela minha cabeça”, disse o emedebista.

racismo
Foto: Divulgação

O vereador ainda recordou que seu histórico como professor e parlamentar é a prova de ele nunca teve nenhuma atitude que pudesse corroborar com as manifestações.

“Entendo e respeito os protestos que ocorrem no Legislativo já que lá, é a ‘Casa do Povo‘”, concluiu Maioli.

Confira a fala completa do vereador: