Bento Gonçalves

PDT de Bento estuda punição a vereador que desobedeceu indicação de voto

PDT de Bento estuda punição a vereador que desobedeceu indicação de voto
Tonietto (à esq), ao contrário de Moacir Camerini, não votou como o PDT desejava (Foto: arquivo)

A comissão de ética do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Bento Gonçalves se reuniu nesta terça-feira, dia 29, para avaliar aquilo que a direção do partido considera uma desobediência do vereador Jocelito Tonietto a uma orientação partidária. Ficou decidido que o vereador será convocado para se explicar e só depois haverá decisão sobre algum tipo de punição, que pode ir da simples advertência até a expulsão do quadro partidário.

A investigação se originou por conta dos votos favoráveis do vereador a projetos de lei de interesse do Poder Executivo, confrontando uma indicação contrária de seu partido. Os dois vereadores da sigla receberam por escrito a orientação para votar contra três projetos do Executivo na sessão da segunda-feira, dia 28: um deles permitirá ao município alienar bens imóveis, outro define a forma como dispor do dinheiro auferido com a venda desses imóveis e o terceiro que estabelece uma mudança no plano de carreira dos professores, diminuindo o período de férias da categoria. Todos os projetos foram aprovados por maioria de votos.

Segundo o presidente do diretório municipal do PDT, Manuel Aguiar Nobre, o Ceará, antes de tomar uma decisão, será permitido que o vereador justifique o descumprimento da orientação recebida. Sobre a possibilidade do partido se ressentir em caso de expulsão do vereador, uma vez que a bancada do PDT no Legislativo é composta por dois vereadores, Nobre é enfático: “Não teremos nenhum receio se chegarmos à conclusão de que esta deva ser a pena aplicada. Não podemos é nos distanciar das diretrizes e ideologia que nos guiam.  Defesa do trabalhador e da educação são dois dos nossos principais pilares e deles não podemos nos distanciar. Se mantivermos esta coerência, aí sim, o partido estará mais forte”, destaca.