Caxias do Sul

PDT de Caxias do Sul decide pela expulsão de Ricardo Daneluz

Vereador eleito pela sigla assumiu cargo sem autorização partidária, foi expulso pela direção estadual do PDT

PDT de Caxias do Sul decide pela expulsão de Ricardo Daneluz


Durante reunião nesta terça-feira (7) a direção estadual do PDT decidiu pela expulsão do atual secretário de turismo, Ricardo Daneluz, que assumiu o cargo no início de fevereiro. Conforme a presidente da comissão provisória de Caxias do Sul, Cecília Pozza, o processo na comissão de ética estava tramitando desde 2021, quando o filiado decidiu apoiar a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, além disso, ela considera que a decisão do vereador em assumir um cargo no governo Municipal acabou refletindo também na decisão.

“Corria na comissão de ética disciplinar estadual uma representação contra ele, proposta pela comissão de ética disciplinar nacional. As últimas decisões pessoais do vereador em ingressar no governo municipal, sem o aval partidário acabou refletindo, sendo um somatório de decisões contrárias as diretrizes do PDT” afirmou Cecília.

O documento, através de ofício, foi encaminhado no final da tarde para direção partidária em Caxias do Sul, e foi assinado pelo presidente estadual do PDT, Ciro Simoni. O mesmo determina a prazo de 24 horas para a realização do processo de desfiliação.

Daneluz que é vereador eleito pelo partido, solicitou licença para assumir o cargo no governo liderado pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB. O PDT foi contrário a decisão, e afirmou que não autorizava a entrada de filiados na atual administração caxiense.

Crise interna no PDT

A crise interna no PDT se arrasta nos últimos anos, com distituição de diretório municipal, e recentemente a desfiliação de diversos nomes, entre eles, do ex-candidato a prefeito e ex-vereador, Edson Nespolo.

Nós próximos dias o partido também vai analisar a situação do suplente de vereador, Lucas Diel, que assumiu a cadeira titular, e foi indicado como líder do atual governo, mesmo a sigla não fazendo parte da base aliada.

A presidente da comissão provisória do PDT, Cecília Pozza, deve comunicar nas próximas horas de forma oficial a decisão para Ricardo Daneluz, que também será oficializado da decisão pela executiva estadual do partido. Procurado pela reportagem ele afirmou que ainda não foi comunicado sobre a decisão partidária.

Confira ofício do PDT