Segurança

Patrulha Maria da Penha e Coordenadoria da Mulher de Farroupilha firmam parceria para apoio à vítimas de violência doméstica

Foto: Divulgação/36º BPM
Foto: Divulgação/36º BPM

Um encontro na última semana, realizado na sede no 36º Batalhão da Brigada Militar, em Farroupilha, reuniu dois policiais que fazem parte da Patrulha Maria da Penha, a soldado Cristiane Gugel e o soldado Tiago da Silva Santos, com a representante da Coordenadoria da Mulher, Vanusa Severgnini e a psicóloga voluntária da Rede, Maikeli Dias. No encontro foram tratados assuntos referentes aos atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem a execução das medidas protetivas de urgência.

Conforme a representante da prefeitura, a Coordenadoria da Mulher continuará prestando assistência a essas pessoas conforme os encaminhamentos. Ainda, como o município não possui casa de passagem para as mulheres, a Coordenadoria verificará a disponibilidade de convênios com os hotéis da cidade.

Quanto aos demais órgãos, CAPS e CAISME, são ligados ao Pró Saúde, já os CRAS e CRES são atrelados a Assistência Social. Assim, serão encaminhadas as demandas conforme a necessidade de auxílio desses órgãos.

A Patrulha Maria da Penha realizada pela Brigada Militar completa este ano oito anos de atividade, estando presente em quase 100 municípios do Rio Grande do Sul. Na região da Serra, atua em Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Igrejinha e Farroupilha.

No 36º BPM o atendimento virtual, por telefone e vídeo chamadas foram adotados desde o início da pandemia da Covid-19, sendo que cada caso é analisado e realizado a visita em real necessidade.

Hoje a Patrulha Maria da Penha do 36º BPM realiza a fiscalização e o acompanhamento a 29 medidas protetivas. Ao todo, desde a sua criação, 147 mulheres já foram atendidas na cidade.