Na manhã desta segunda-feira (09), a Polícia Ambiental (PATRAM) cumpriu ordem de serviço e atendimento a Mandado de Busca e Apreensão Criminal, expedido pela comarca local, em duas residências em Lagoa Vermelha.
A operação contou com reforço dos efetivos da Patram de Passo Fundo e de São José do Ouro, da Seção de Inteligência, Guarnições do Batalhão de Choque de Passo Fundo e efetivo da Polícia Civil de Lagoa Vermelha.
As ações foram realizadas em duas residências simultaneamente, uma no bairro Alto Pedregal e outra na Capela Santa Luzia.
O cumprimento desses mandados, foi determinante após o Ministério Público de Lagoa Vermelha solicitar averiguação em uma propriedade rural, onde o sistema MapaBiomas apontava possíveis casos de desmatamento.
Em 17 de setembro, a guarnição deslocou até o referido ponto, onde constatou as irregularidades (destruição de floresta nativa, principalmente em estágio avançado de regeneração, em uma área de preservação permanente. Além disso, identificaram o corte ilegal de 36 pinheiros brasileiros e 8 árvores nativas das espécies Canela e Angico. As madeiras foram serradas no local por uma serraria móvel), sendo naquele momento realizados os trabalhos de levantamento dendrométrico, fotográfico e topográfico da área.
Indo até a propriedade, onde estaria o responsável da área atingida, os PMs se depararam com o autor a cavalo e armado, fugindo da abordagem e correndo pra mata próxima da sua casa.
Os policiais então, registraram um boletim de ocorrência de desobediência e ameaça, junto a DPPA de Lagoa Vermelha.
Em decorrência do episódio acima, na manhã desta segunda-feira foi cumprido os referidos mandados de busca e apreensão, porém não foram localizados armas.
As investigações prosseguem.
Fonte: Rádio Lagoa
LEIA TAMBÉM: Polícia efetua duas prisões por porte ilegal de arma de fogo em Lagoa Vermelha
Neste domingo (08), o 10° Batalhão de Policia Militar através da 3ª CIA de Lagoa Vermelha efetuou duas prisões por porte ilegal de arma de fogo. Clique aqui e leia a matéria completa.