Polícia

Passo Fundo está apta a receber formação de novos soldados que passaram no concurso da BM

Foto: Rádio Uirapuru
Foto: Rádio Uirapuru

O cronograma das próximas etapas do concurso Brigada Militar já está disponível para consulta dos aprovados na primeira etapa. As datas foram divulgadas no Diário Oficial do Rio Grande do Sul.

Conforme o documento, para o exame de saúde, foram convocados cerca de 6 mil candidatos. A etapa ocorreu entre os dias 16 e 23 deste mês de março. Os aprovados serão convocados para o exame físico, que ocorrerá em abril, entre os dias 8 e 14 e 18 e 21. A partir do dia 29 do próximo mês, serão realizadas as entrevistas individuais do exame psicológico.

Mais de 50 mil pessoas estavam inscritas no concurso Brigada Militar. Desta forma, a concorrência geral na primeira etapa foi de, aproximadamente, 12 candidatos por vaga. O resultado final do concurso sairá em data a ser divulgada pela banca. Após a conclusão de todas as fases, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Ao todo, o concurso conta com quatro mil vagas para soldados, na Polícia Ostensiva do Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o comandante do CRPO Planalto, coronel Volnei Ceolin, a Brigada Militar tem quatro escolas de formação de novos soldados. Elas ficam em Porto Alegre, Santa Maria, Montenegro e Osório. No entanto, dependendo da quantidade de soldados chamados pelo Governo do Estado, essas quatro escolas não dão conta de formar todos eles. Desse modo, entram em cena as unidades operacionais com seus polos de ensino, que é o caso de Passo Fundo.

Ceolin explica que a cidade foi utilizada nos últimos dois anos para formação de soldados, por isso ele acredita que quando esses novos policiais forem chamados pelo Governo do Estado, Passo Fundo deve ser um dos polos de ensino e formação. Ainda não há data para que isso ocorra.

Conforme o comandante do CRPO Planalto, a Brigada Militar batalha para trazer para o município uma escola permanente de formação de novos soldados.

Informações: Rádio Uirapuru