As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus passaram por Caxias do Sul neste domingo (17/03), recebidas pelos fiéis por volta de 10h45, próximo à Igreja São Pelegrino. Após carreata, as relíquias foram levadas até a Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila. Mais de 700 pessoas aguardavam para participar da Missa do V Domingo da Quaresma, que incluiu a tradicional bênçãos das rosas.
A celebração foi liderada pelo provincial dos Carmelitas, frei Everton Machado, e teve a participação do vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, do pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, do vigário, padre Tiago Camozzatto, e de frei Gentil, representante dos Carmelitas Descalços.
As relíquias permaneceram na Catedral até às 17h, posteriormente, foram transladadas em carreata até o Carmelo do Menino Jesus.
No final da tarde, por volta das 17h, ocorreu a cerimônia da bênção das rosas, seguida por uma carreata acompanhando a urna das relíquias, os ossos do fêmur e de um pé da monja carmelita francesa, até o Carmelo do Menino Jesus, onde permaneceram até a manhã desta segunda (18/03), antes de seguirem para Bento Gonçalves.
Momento de chegada das relíquias em carreata
Já na igreja do Carmelo do Menino Jesus, ao chegar ao mosteiro das Irmãs Carmelitas, a urna contendo os ossos de um fêmur e de um pé da carmelita francesa foi recebida com uma chuva de pétalas de rosa, enquanto crianças vestidas como Teresinha aguardavam para recepcioná-la.
Logo em seguida, a urna foi posicionada diante do altar do Carmelo, atraindo uma grande quantidade de devotos que desejavam tocar as relíquias e expressar sua fé em Jesus, através da intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus. Posteriormente, a igreja ficou completamente lotada para a celebração da Missa, que foi liderada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por vários padres e frades carmelitas.
As relíquias foram enviadas para Bento Gonçalves na manhã desta segunda-feira (18), onde ficam até às 06h.
Fotos: Felipe Padilha/Diocese de Caxias do Sul
O que são as relíquias e por que estão visitando o Brasil
As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus são partes do corpo da religiosa carmelita francesa que faleceu aos 24 anos. Em 2023, celebraram-se os 150 anos de seu nascimento, e em 2025, serão lembrados os 100 anos de sua canonização. Santa Teresinha foi reconhecida como Doutora da Igreja e padroeira das Missões, apesar de nunca ter deixado o Carmelo. Sua vida foi marcada por uma dedicação fervorosa à oração pela evangelização global, mesmo durante sua enfermidade e sofrimento.
Desde o ano passado, essas relíquias percorrem o Brasil, visitando cidades e locais onde estão presentes os frades e irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, onde o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos, as relíquias estão sendo veneradas nos dias 17, 18 e 19 de março.
As relíquias são guardadas em uma urna de madeira, pesando mais de 120kg, protegida por um vidro, e contêm os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha.
Programação em Bento Gonçalves
11h45min: Acolhida das relíquias na Pipa Pórtico e carreata até o Santuário
12h e 18h: Missas no Santuário Santo Antônio
14h, 16h e 18h45min: Catequeses sobre a espiritualidade de Santa Teresinha
15h: Terço de Santa Teresinha
20h: Missa da Juventude, com bênção das rosas
21h: Oração das Completas
4h: Reabertura e momento de oração no Santuário
6h: Envio das relíquias