Bento Gonçalves

Prefeito anuncia mudanças no primeiro escalão em Bento e De Paris deixa governo

Prefeito anuncia mudanças no primeiro escalão em Bento e De Paris deixa governo

O que já vinha sendo especulado nos bastidores do governo de Guilherme Pasin em Bento Gonçalves se tornou realidade nesta quarta-feira, dia 6 de junho: a saída do secretário Geral de Governo, Enio De Paris, da administração municipal foi confirmada. Em seu lugar, assume o atual secretário de Saúde, Diogo Siqueira, que deverá acumular as duas funções.

Eleito vereador pelo Partido Progressista em 2012, De Paris chegou a exercer a liderança do governo na Câmara durante os primeiros anos do primeiro mandato de Pasin na prefeitura de Bento. Depois, com a saída do então secretário César Gabardo e a crise interna que afastou o PMDB do governo, De Paris foi convocado para assumir pela primeira vez a secretaria Geral de Governo, cargo que ocupou até fevereiro de 2016, quando assumiu a secretaria de Saúde no lugar de Roberto Miele.

Mudanças no secretariado foram anunciadas nesta quarta-feira (Foto: divulgação)

No cargo até janeiro do ano passado, ele abriu mão de disputar a reeleição à Câmara em outubro de 2016 por lealdade ao governo, e depois foi substituído na pasta por Siqueira, reassumindo a secretaria de Governo, a qual acumulou com a titularidade também da secretaria de Administração, até ser afastado nesta quarta-feira. De Paris não quis se manifestar, mas confirmou que solicitou o afastamento ainda em maio, segundo ele, para dar continuidade a projetos pessoais.

Outro anúncio de Pasin foi a desvinculação da secretaria de Administração da pasta do Governo, e passa a ter como titular Ivan Toniasi, que atuava como secretário adjunto. Outra mudança anunciada é na área do Meio Ambiente, onde a secretária adjunta Barbara Zanatta deixa a pasta para assumir a Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia e de segurança no Trabalho. Em seu lugar entra Paula Cazusa Camerini. Bento-gonçalvense que atualmente estava trabalhando na subsidiária da Petrobras em Macaé (RJ).

Além disso, a coordenadora de comunicação do governo, Mônica Lovera, sai da pasta para assumir a Coordenadoria de Recursos Humanos. Na comunicação, ela será substituída por Emanuele Nicola, que já integrava o quadro funcional.

O comunicado da prefeitura não informa porque as alterações foram realizadas. A reportagem tentou contato com De Paris, que preferiu não se manifestar. Diogo Siqueira não atendeu às ligações da reportagem e não retornou o contato. Bárbara Zanatta afirmou em suas redes sociais que, depois de dois anos deixa a secretaria acreditando que em ambos cargos, como secretária e secretária Adjunta de Meio Ambiente, procurou desempenhar “o melhor na relação de sociedade, gestão ambiental e política”. “O Meio Ambiente segue comigo e eu com ele”, afirmou.