Agro Rural

A partir desta sexta-feira, Ponto de Safra ocorre na Praça Dante Alighieri

Feira sai da Bento e vai para o calçadão (Foto: Janaína Silva/divulgação)
Feira sai da Bento e vai para o calçadão (Foto: Janaína Silva/divulgação)

A partir desta sexta-feira, dia 27, o Ponto de Safra sai da rua Bento Gonçalves e vai para a Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul. A feira ocorre das 5h às 18h e os agricultores ocuparão o espaço da calçada da Avenida Júlio de Castilhos, entre a Dr. Montaury e Marquês do Herval.

São 29 associações de produtores rurais que participam da tradicional feira de hortifruti com sacolas ao preço fixo de R$ 2. A transferência para a área está sendo realizada a pedido dos agricultores, que reivindicavam um local com mais circulação e espaço para exposição dos produtos.

Feira sai da Bento e vai para o calçadão (Foto: Janaína Silva/divulgação)

A secretária municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Camila Sandri Sirena, explica que a decisão de transferir o Ponto de Safra para a praça Dante Alighieri foi planejada em conjunto com os feirantes e com outras secretarias envolvidas. “Essa é uma reivindicação antiga dos agricultores e fizemos questão de que todos os detalhes fossem pensados em conjunto. Ficamos muito felizes com a grande participação dos feirantes na última reunião realizada para ajustes finais”, destaca.

As outras duas edições do Ponto de Safra, que é realizado somente às sextas-feiras, permanecem na Treze de Maio (entre a rua Sinimbu e Avenida Júlio de Castilhos), em Lourdes e na Moreira César (entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu), em São Pelegrino.

Bloqueio

O trânsito na Avenida Júlio de Castilhos ficará interrompido às sextas-feiras, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval entre às 5h e 18h, período necessário para o funcionamento da feira. O local receberá sinalização informando sobre a interrupção.

Ponto de Safra

– A feira ocorre semanalmente, todas as sextas-feiras, em três locais da cidade: na rua Treze de Maio (entre a rua Sinimbu e Av. Júlio de Castilhos) das 5h30 às 16h; na rua Moreira César (entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu) e na praça Dante Alighieri, das 5h30 às 17h.

– A cada edição do Ponto de Safra são comercializadas mais de 100 mil sacolas (somando as vendas dos três locais).

– O preço de cada sacola é fixo (sendo atualmente R$ 2). O que varia é o peso dos produtos.

– O peso é definido por meio da cotação de preços divulgada pela Ceasa Serra, sendo variável a cada semana.

– Participam do Ponto de Safra 62 Associações de Agricultores, 55 de Caxias do Sul.

– A banana é a única fruta comercializada no Ponto de Safra por produtores de outros municípios, já que a cidade não possui produção local desta fruta.