
Nesta sexta-feira (06), a Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, completa 137 anos de existência. Criada em 1884, na então Colônia Dona Isabel, hoje atende o Santuário e outras 25 comunidades nos bairros e no interior do município.
Antes de ser transformada em Paróquia, a Colônia Dona Isabel já era marcada pela fé de seu povo. Em 30 de setembro de 1876, pouco mais de um ano após a chegada dos Imigrantes Italianos, o padre Bartolomeu Tiecher celebrou a primeira missa nas proximidades do atual Santuário. Daquele período até os dias de hoje, a devoção a Santo Antônio o transformou no padroeiro da cidade. Os festejos dedicados a ele são mais antigos que a própria Imigração, chegando à 143ª edição neste ano de 2021.
No dia 31 de dezembro de cada ano, a Paróquia Santo Antônio celebra a data de sua elevação à categoria de Santuário Diocesano. O decreto foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934.
A Paróquia soma um grande esforço de lideranças que dão sustentação às ações pastorais e de caridade. São mais de 1.500 voluntários em 64 frentes de trabalho religioso, pastoral e social, destacando-se o serviço de caridade aos mais necessitados, a comunicação, o atendimento diário dos sacerdotes e a iniciação à Vida Cristã.
A missa solene em ação de graças será celebrada às 18h, no Santuário Santo Antônio, o que também marca a solenidade litúrgica da Transfiguração de Jesus.