
A Paróquia São Pelegrino, em Caxias do Sul, recebeu o título de “igreja mural mais deslumbrante da América Latina”, destacando o valor artístico, simbólico e cultural. A nomeação foi feita pela Organização Mundial do Jornalismo Turístico (OMPT), em seu 14º aniversário.
O anúncio ocorreu após o XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo, sediado pela cidade. No dia 6 deste mês, comunicadores de nove países visitaram a Igreja de São Pelegrino e ficaram maravilhados com as obras, especialmente as pinturas do ítalo-brasileiro Aldo Locatelli.
O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, comemorou a conquista. “Este reconhecimento é um indicativo da riqueza do nosso turismo religioso e atrairá ainda mais visitantes do Brasil e do exterior”, avaliou. A OMPT se manifestou, descrevendo a igreja como “um lugar para sentir”.
Construída em 1949, a paróquia é um ícone da arte sacra brasileira. Locatelli dedicou mais de uma década para transformar completamente o interior do espaço com seu trabalho.
Ranking de Igrejas
1. Paróquia de São Pelegrino – Caxias do Sul, Brasil: Pinturas murais de Aldo Locatelli, expressionismo sacro, obras monumentais da Via Sacra. O exemplo mais importante de pintura mural sacra no Cone Sul.
2. Igreja de San Pedro de Andahuaylillas – Cusco, Peru: Conhecida como a “Capela Sistina das Américas”, destaca-se por seu programa de pinturas murais em estilo barroco andino. Pinturas murais do mestre Luis de Riaño, uma fusão de arte europeia e indígena.
3. Igreja de Santa María Tonantzintla – Puebla, México: Embora famosa por seus relevos em estilo barroco indígena, também apresenta pinturas murais complementares. Arte barroca indígena, uma fusão única no continente.
4. Igreja da Companhia de Jesus – Quito, Equador: Seu interior é decorado com uma combinação de murais coloniais, douramento e pintura decorativa. Uma joia do barroco chinês.
5. Igreja de São Francisco – Quito, Equador: Possui um dos mais extensos conjuntos de murais coloniais da região. Uma narrativa pictórica sobre evangelização e sincretismo indígena.