A Penitenciária Estadual o Presídio Regional de Caxias do Sul passaram por melhorias em suas estruturas, com reformas substanciais nos parlatórios. A modernização, que contou com recursos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região, foi concluída recentemente, com a utilização de mão de obra prisional dos respectivos estabelecimentos penais.
A iniciativa não só proporcionou aos apenados uma valiosa oportunidade de trabalho e desenvolvimento de habilidades, mas também contribuiu para o aprimoramento das instalações, necessárias para a boa administração da justiça.
Para o delegado penitenciário substituto da 7ª Região, Henrique Zanatto: “As melhorias nos parlatórios respondem a uma demanda antiga da classe advocatícia da serra, proporcionando um espaço mais adequado e funcional para os encontros entre advogados e seus clientes. Além de atender às necessidades práticas, essas reformas ressaltam o reconhecimento da advocacia como uma profissão indispensável à administração da justiça, conforme preconizado pela Constituição Federal”.
A presidente da OAB Subseção Caxias do Sul, Ana Carla Hendler Gava Furlan, destaca que “O investimento da OAB na reforma dos parlatórios simboliza um compromisso contínuo com a melhoria das condições de trabalho dos advogados, garantindo que possam desempenhar suas funções de forma eficaz e digna. Ao mesmo tempo, a participação dos apenados no projeto destaca a importância da reintegração social através do trabalho, alinhando-se com os objetivos de ressocialização do sistema prisional.”