Mais tecnologia e inteligência de base científica para auxiliar produtores gaúchos na gestão e na produção de rebanhos de alta performance. É com esse objetivo que o Sebrae RS e a Cooperativa Santa Clara assinaram na tarde dessa terça-feira (21/06) um convênio inédito entre as organizações. A formalização ocorreu na sede da Cooperativa, em Carlos Barbosa.
Segundo o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, o convênio reforça o papel do Sebrae RS em fortalecer e valorizar os empreendimentos da cadeia produtiva do agronegócio gaúcho, um dos pilares de atuação da organização. “No caso desta parceria, o Sebrae RS já atua em sinergia com a Santa Clara desde 2016, em um trabalho focado em tecnologia e gestão e que, agora, culminou na formatação de um serviço que atende a uma demanda do setor”, explica.
A partir do convênio, técnicos da cooperativa realizarão a coleta de material genético de animais das raças Holandesa e Jersey. As amostras são enviadas a laboratórios do Ministério da Agricultura dos EUA que retornam aos produtores relatórios. O mapeamento tem ultrapassado o índice de 95% de assertividade e chega a levar em conta até 75 mil pontos de características genéticas e fenotípicas de cada animal. São explorados dados ligados ao pedigree (histórico genealógico do animal), maiores potencialidades ligadas à fertilidade, longevidade, potencial de produção (leite e proteína), além da prospecção de eventuais problemas de saúde.
Em diferentes etapas, o trabalho conta com parceiros de empresas multinacionais com base operacional no Brasil, como as empresas CRV Genetics Holland e ST Genetics.
A parceria dá sequência a um histórico de atuação da Santa Clara em oportunizar aos seus cooperados acesso a tecnologias e soluções que agreguem valor a sua atuação e, consequentemente, aos produtos finais gerados. Desde a década de 1950, a empresa atua, por exemplo, com inseminação artificial, e, desde 1990, com práticas laboratoriais de avaliação fenotípica e genotípica visando à qualificação dos rebanhos de seus cooperados.