(Foto: Arquivo/ Reprodução/ Michelle Gordon)
(Foto: Arquivo/ Reprodução/ Michelle Gordon)

A Prefeitura de Nova Petrópolis promove uma ação de doação de sangue no dia 4 de fevereiro. A coleta será realizada das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Piá. Todo o material coletado será destinado ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul, responsável pelo abastecimetno dos estoques de sangue da região.

Os interessados em doar podem realizar agendamento prévio na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, pelo telefone (54) 3298-2650, ou diretaente na UBS de referência.

Para ser doador é necessário seguir algumas orientações:

  • Ter entre 18 e 69 anos. A primeira doação deve acontecer antes dos 60 anos;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Apresentar documento oficial com foto
  • Estar bem de saúde
  • Cuidar com a alimentação: não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
  • Não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores

Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que apresentem autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais.

O intervalo entre as doações deve ser respeitado: 90 dias para mulheres, com no máximo três doações ao ano, e 60 dias para homens, com até quatro doações no período de 12 meses.

Impedimentos Temporários e Definitivos para Doação

Algumas situações impedem temporariamente a doação de sangue. Entre elas estão sintomas gripais, febre ou diarreia nos últimos 14 dias, gravidez, amamentação no primeiro ano de vida da criança, além do pós-parto normal ou aborto, que exigem um intervalo de 90 dias, e do pós-cesariana, que impede a doação por 180 dias. Também podem gerar impedimento o uso de determinados medicamentos, a realização de vacinas, tratamentos dentários, cirurgias, comportamentos de risco e exames como endoscopia e colonoscopia, que requerem um intervalo de seis meses. Já procedimentos como tatuagem, acupuntura, micropigmentação e colocação de piercing impedem a doação por até 12 meses.

Além disso, há impedimentos definitivos, como histórico de depatite após os 11 anos e doenças transmissíveis pelo sangue (HIV, hepatites B e C, doença de chagas e malária).

Mais informações sobre a iniciativa podem ser conferidas no site www.novapetropolis.rs.gov.br e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Nova Petrópolis.