Uma parada programada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa deve ocorrer na segunda-feira (25/03), em Caxias do Sul. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realiza a interrupção no abastecimento de água para a interligação das redes da unidade com a nova adutora Tronco-Sul, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, esquina com a rua Humberto de Campos. O serviço deve acontecer às 7h com conclusão às 23h. A normalização do serviço está prevista para a manhã de quarta-feira (27/03). Em caso de chuva, o serviço será adiado.
Durante esse período, os bairros listados, Aeroporto, Altos do Santiago, Alvorada, Arco Baleno, Bela Vista, Bom Pastor, Centro (parte), Charqueadas, Cidade Nova, Cinquentenário, Cohab, Conceição da Linha Feijó, Conquista, Consolação, Cristo Redentor, Cruzeiro, Dal Bó, De Zorzi, Desvio Rizzo (parte, até próximo à igreja), Distrito Industrial, Dom Pedro II, Esplanada, Exposição, Floresta, Galópolis, Giuseppe Formolo, Glória, Jardim Alpino, Jardim Oriental, Jardim Teresópolis, Kayser, La Paloma, loteamentos Dambroz, Jardim do Aeroporto, Jardim Planalto, Juventude, Michelin, Morumbi, Rubiano, Treviso e Vila dos Pássaros; Madrid, Marechal Floriano, Medianeira, Monte Carmelo, Monte Reale, Montes Claros, N. Sra. Das Graças, N. Sra. de Lourdes, N. Sra. do Caravagio, Novo Amanhã, Paiquerê, Panazzolo, Parque das Rosas, Parque Sanvitto, Petrópolis, Planalto, Planalto/Rio Branco, Recanto dos Pássaros, Residencial Colina do Lago, Residencial Santa Mônica, Rio Branco, Salgado Filho, Santa Clara, Santa Corona, Santos Dumont, Sanvitto, São Caetano, São Francisco, São Gabriel, São Leopoldo, São Lucas, São Luiz, São Luiz da 6ª Légua, São Pedro, São Pelegrino, São Salvador, São Vicente, São Victor Cohab, Sol Nascente, Tisatto, União, Vera Cruz, Verona, e as vilas Assunção, Bortolini, do Rosário, Gaúcha, Ipiranga, Leon, Lola, Mari, Modena, Pezzi, Pontalti, Vila Rugeri, Vila Sindical, Verde e XV podem sofrer com o desabastecimento de água.
O engenheiro e superintendente de Planejamento e Obras, Gerson Panarotto, explica que a complexidade da interligação, devido ao grande diâmetro da rede de 800 mm e às peças pesadas de ferro fundido, pode exigir mais tempo para conclusão. “Esta parada programada é necessária para fazer essa interligação e se espera que iniciando no começo da manhã, se consiga até à noite, completamente terminados os serviços de instalação e aterro da vala para se poder retomar o abastecimento. É um serviço complexo também em virtude do porte da rede, tanto a rede existente, que é de 800 mm, como a rede a qual a gente fará a interligação, que também é de 800 mm, com uma quantidade grande de parafusos, o corte da rede para fazer a montagem são serviços demorados. A própria parada de água também pode demorar um pouco. São atividades que a gente está programando com antecedência para na segunda-feira poder se fazer o mais rápido possível essa interligação e liberar o abastecimento quanto antes”.