Porto Alegre vai receber a partir desta sexta – feira (28) a Parada de Luta LGBT, que promete entrar na história pois será a primeira vez em 12 edições que o evento terá três dias de atividades, ele se estende até domingo e contará com shows, palestras e festas que irão colorir e animar o Parque da Redenção, a Orla do Guaíba e o Centro Municipal de Cultura.
O evento ganhou força com apoio da Prefeitura de Porto alegre que também incluiu o dia do orgulho LGBTQI+ no calendário de eventos da Capital e o evento conta com o patrocínio de empresas privadas e apoio de grupos de diversidade.
A programação foi divulgada nesta quinta (27) em uma coletiva de imprensa com os organizadores do evento, prefeitura, patrocinadores e representantes da Brigada Militar e Polícia Civil.
Na sexta (28), as atividades irão se concentrar no Centro Municipal de Cultura, na Avenida Erico Verissimo. Haverá cine-debate, oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o universo LGBT.
No sábado (29), a orla do Guaíba recebe shows e a escolha da Corte da Diversidade de Porto Alegre e no domingo (29), pela primeira vez, a Parada de Luta será itinerante. Antes concentrada na Redenção, agora ocorrerá uma caminhada do parque até a orla do Guaíba. No trajeto, haverá trios elétricos e show da cantora Valesca Popozuda.
Os organizadores tem uma expectativa de que 200 mil pessoas participem da caminhada, sendo que 75% do público deve vir de outras cidades. Na parte econômica, num total, o evento deve gerar cerca de R$ 20 milhões. Lembrando que as atividades são gratuitas e os artistas não cobraram cachê para participar dos eventos, em caso de chuva, as atividades serão mantidas.