Opinião

'Parabéns!!!' Parabéns??? Porque?

Parabéns??? Foto: Internet
Parabéns??? Foto: Internet

Parabéns!!! Parabéns??? Porque?

É muito bacana quando vamos em uma peça de teatro, lemos um livro, realizamos um treinamento, enfim, quando doamos o que temos de mais valioso, o nosso tempo, e conseguimos tirar mensagens para as nossas vidas…

É interessante quando algo nos faz pensar. Um bate-papo. Um assunto específico. Uma ação. Uma frase.

Dia destes fui em uma peça onde o protagonista questiona o porque de darmos ‘parabéns’ as pessoas nos dias onde comemoram mais um ano de vida… No dia dos seus aniversários…

Porque parabenizamos???

Afinal de contas, a cada ano que passa, é mais um ano que temos a menos de vida. É mais um ano que se passou e que não voltará mais. Deu. Acabou. Perdeu. Foi!!!

São tantos aspectos de perda, porque parabenizar???

Comecei a internalizar sobre o assunto. Eu gosto de comemorar o meu aniversário. Muitas pessoas não gostam, mas eu, eu gosto…

Porque? Porque o aniversário pode ser sim a data onde comemoramos o fato de termos sobrevivido?

Comemoramos porque não morremos em um assalto, em uma bala perdida, em um acidente de trânsito, afinal, não são poucas as notícias deste tipo de situação nas ruas. A violência faz parte do nosso cotidiano, infelizmente. A violência urbana tomou proporções talvez jamais vistas na humanidade.

Comemoramos pelo simples fato de ter sobrevivido aos preconceitos?

Branco x Negro.

Hetero x Homo.

Direita x Esquerda.

Azul x Amarelo.

Grêmio x Inter.

Doce x Salgado.

Machismo x Feminismo.

Tudo é questão de discussão.

Vivemos em um mundo onde a tolerância é mínima. Vivemos em uma sociedade onde a minha opinião sendo diferente da tua, me faz um inimigo teu. Tá certo? Claro que não está certo!!!

Os cumprimentos no meu aniversário refletem o fato de eu ter sobrevivido ao desamor. Reflete o fato de eu ter superado a inveja. A ganância. A mentira. Me parabenizam por eu ter superado por mais um ano o egoísmo. O egocentrismo.

Quando recebemos um abraço em nosso aniversário, simboliza pelo menos, caso este não seja um abraço não tão verdadeiro assim, que alguém estava, e ainda está na tua torcida. Mostra que talvez, aquela pessoa, seja aquela que acessa a sua rede social, que vê a tua felicidade e clica no ‘like’, ou no ‘coraçãozinho’, de verdade… Embora estejamos suscetíveis a receber os ‘parabéns’ de alguém que veja tudo isso em sua timeline e internamente esteja gritando ‘não entendo como ela consegue tudo isso!!!”

Pessoas perfeitas em timelines perfeitas… Tsc, tsc… Isso não existe.

Colocamos em nossos perfis aqueles momentos onde estamos felizes. Colocamos momentos que queremos compartilhar com quem nos ama, com quem torce pela gente…

Às vezes também colocamos momentos tristes. Porque? Porque queremos colo. Sim, porque queremos carinho. Publicamos passagens onde não estamos felizes porque queremos apoio para sair deste estado… Acredito eu…

Utilizamos desta ferramenta para mostrar um ‘eu consegui!!!’ com uma mensagem subliminar que possa significar que se eu consegui, você também poderá chegar onde você quer…

Onde? Nos seus sonhos… No seu ápice…

Enfim, os ‘parabéns’ que recebemos podem significar que sobrevivemos a tudo isso, embora, também pudesse ser um dia triste, já que a cada ano que se vai, é um ano a menos que não poderei voltar atrás e escrever de novo…

Agora, os ‘parabéns’ servirão sim, e cairão certinho ‘como uma luva’ se não desperdiçarmos um segundo sequer dos nossos dias…

Eles servirão sim, se chegarmos ao final de cada ciclo, pararmos, observarmos aquele passado breve e sentir a sensação de dever cumprido. Sim, o sentimento de que da forma mais correta e sincera possível, eu fiz o meu melhor. Que eu ri, eu chorei, eu aprendi, eu ensinei. Que eu errei, sim, errei muito, mas tirei lições para toda a eternidade com aqueles equívocos…

Os apertos de mãos e os sorrisos, que quero sempre acreditar, verdadeiros, são de pessoas que genuinamente carregam dentro de si os bons e grandes valores, simples, tão simples que se fazem gigantes, tamanho a importância de cada um deles em nossas existências…

Os ‘parabéns à você’ serão um presente, por demonstrar que o meu respeito pelo próximo, pela pessoa que sequer talvez eu conheça, está acima da cor da camisa do seu time, o Deus que ele adora, o partido político que ele apoie…

A vida está acima de tudo isso.

O amor está acima de tudo isso.

O reconhecimento está acima da opinião, mas da forma como valorizo quem tem lado, tem honra e orgulho de se manifestar com a certeza que independentemente de qualquer coisa, irá respeitar e ser respeitado, irá debater e discutir suas ideias, mas jamais perder a razão ou radicalizar ao rotular de uma forma ou outra quem simplesmente pensa diferente de mim…

Isso chama-se maturidade. Isso chama-se humanidade. Isso sim é digno de cumprimentos. E pra isso devemos sim, dar os ‘PARABÉNS’, afinal, a cada ano que completamos aqui, nesta vida, realmente, sobrevivemos a tudo aquilo que o mundo hoje nos apresenta em nosso cotidiano. A cada dia, a cada ano, sobrevivemos a falta de reconhecimento que amanhã ou depois, no dia em que não mais estivermos por estas ‘bandas’, pouco importará as nossas escolhas, mas quem somos e fomos, neste mundo.

Preste atenção nas mensagens. Elas podem estar em todos os lugares. Em espetáculos, em músicas, em um por do sol, em um filme ou em uma cena comum em uma rua ou avenida qualquer…

Considero justo os ‘parabéns’. Se por acaso ficássemos tristes e ao invés de comemorar mais um ano de vida entristecermos, seria admitir que não valorizamos, que não aproveitamos mais um ano que passamos, mais um ano que deixamos de aproveitar da melhor forma o nosso presente mais precioso, o nosso tempo…

Parabéns??? Foto: Internet

Resumindo, acredito que sim, temos que comemorar. Talvez não só um ano de vida, mas cada minuto, cada momento…

Enfim, depois de todo essa raciocínio, me resta simplesmente concluir com uma frase este texto:

Parabéns para você por mais um dia de vida aqui na terra!!!

Ou você pensa diferente?

FB