Brasil

Para FAB avião que caiu com Teori Zavascki não teve problemas de funcionamento

Para FAB avião que caiu com Teori Zavascki não teve problemas de funcionamento Para FAB avião que caiu com Teori Zavascki não teve problemas de funcionamento Para FAB avião que caiu com Teori Zavascki não teve problemas de funcionamento Para FAB avião que caiu com Teori Zavascki não teve problemas de funcionamento
Para FAB avião que caiu com Teori Zavascki não teve problemas de funcionamento
O acidente completou um ano no dia 19 (Foto: reprodução)

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, nesta segunda-feira, dia 22, o relatório concluindo que não houve registro de pane ou mau funcionamento no sistema da aeronave que caiu provocando a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e mais quatro pessoas em Paraty (RJ). O acidente completou um ano no dia 19.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da FAB não aponta culpados, mas apresenta fatores que contribuíram para a causa do acidente, de forma a evitar novos desastres aéreos.

Segundo a FAB, o local do acidente, próximo a Paraty (RJ), tinha “condições restritas de visibilidade” no momento do desastre. As informações corroboram a tese da Polícia Federal de que não houve ato intencional no acidente.

Em 10 de janeiro, a Polícia Federal informou que sua principal linha de investigação aponta para falha humana nas manobras de aproximação da aeronave da pista de pouso em Paraty. A investigação ainda não foi concluída. As causas do acidente ainda estão sob investigação. Foram abertas três frentes de investigação – da Força Aérea Brasileira (FAB), do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF).

Além do ministro Teori, morreram no acidente o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono da avião, o piloto Osmar Rodrigues, a massoterapeuta Maíra Panas e sua mãe, Maria Hilda Panas Helatczuk. Até então, Teori Zavascki era o relator da Operação Lava Jato. Por causa disso, rumores de armadilha ou assassinato foram checadas. Mas, de acordo com a Polícia Federal, a tragédia foi causada por falha humana.