A disputa sangrenta entra as facções atuantes em Caxias do Sul nos últimos dias, motivou a chegada de reforço para a Brigada Militar (BM) combater às ações criminosas. Na tarde desta segunda-feira (8), chegaram na cidade policiais do 1º Pelotão das Patrulhas Especiais (Patres) do 1° Batalhão de Choque da BM de Porto Alegre.
O reforço visa intensificar o patrulhamento tático móvel nas áreas com maior índice de homicídios. Conforme a Brigada Militar, o propósito é fazer uma repressão qualificada a estes grupos rivais que disputam pontos de tráfico nas comunidades.
As Patres são uma fração que trabalha principalmente em Porto Alegre e Região Metropolitana neste tipo de missão. Com isto, traz uma experiência ancorada pelos longos dos anos nesta atividade e irá colaborar para que o número de mortes fuja do controle em Caxias do Sul.
Mesmo que o número de assassinatos na cidade tenha apresentado redução de 36% em relação a 2018, a polícia acredita que possa haver um aumento deste delito no mês de abril. Por isso, o reforço pontual vem para realizar ações ostensivas em diversos bairros.
O pelotão chegou nesta segunda-feira e não tem data para retornar a Porto Alegre.