Na tarde desta sexta-feira (2), foi inaugurada a unidade do Tudo Fácil em Caxias do Sul. O espaço busca centralizar a emissão de documentos, além de oferecer serviços para a população de mais de 50 municípios da região Nordeste do Estado, incluindo Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, São Francisco de Paula e Vacaria
Dessa forma, a perspectiva é de que o local possa prestar em torno de 180 mil serviços por ano, totalizando a demanda de 15% da população da região. “Caxias [do Sul] é um polo regional, um polo econômico e um polo de convergência das cidades que estão aqui em volta. Nós teremos aqui mais de 60 serviços presenciais e mais de 500 que são pela plataforma digital”, justificou o Secretário Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, em entrevista ao Grupo RSCOM sobre a escolha da cidade.
Conforme Gastal, serão oferecidos à população mais de 60 serviços. Entre eles: primeira e segunda via da carteira de identidade, emissão de CPF, orientações sobre emissão da carteira de trabalho digital e seguro desemprego (FGTAS) e serviços do Detran-RS. Além disso, a emissão de senhas para o “MEU INSS”, concessão e renovação de pensão e serviços para o pensionista do IPE Previdência, habilitação de segurado, inclusão ou cancelamento de PAC e PAMES pelo IPE Saúde, entre outros serviços. Do mesmo modo, haverá a prestação de outros 500 serviços de forma digital, clique aqui para acessar.
“Essa inauguração representa um grande passo, ou seja, uma estratégia que foi definida pelo Governo do Estado de descentralizar as unidades do Tudo Fácil, mas também não só descentralizando, como também trazendo muito o conceito do digital dos serviços digitais para dentro da unidade, do Tudo Fácil”, destacou o secretário estadual.
A unidade do Tudo Fácil em Caxias do Sul está localizada no Bourbon Shopping San Pellegrino, e faz parte do projeto de expansão de atendimentos no interior do Rio Grande do Sul. No último ano, já foram inauguradas unidades em Lajeado e Rio Grande.
“Você integra todos os serviços aqui, ou seja, antes a população no interior teria que ir a várias unidades, aos vários órgãos do Estado. Aqui nós começamos a concentrar o serviço do Tudo Fácil e concentrar os serviços do Estado”, finalizou Claudio Gastal.
O espaço em Caxias do Sul será responsável pela abertura de cerca de 40 postos de trabalho, sendo todos por contratação terceirizada. Além de gerar aproximadamente 80 ofertas de emprego na região. Como diferencial de seu funcionamento em um Shopping Center, a população poderá recorrer aos serviços em horários ampliados, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e no sábado, das 10h às 14h, além de contar com a infraestrutura do empreendimento, como estacionamentos.