Polícia

Papagaio Baitaca é resgatado pela Polícia Ambiental, em Lagoa Vermelha

A ave, que aparentava ter sido domesticada, será encaminhada para um estabelecimento mantenedor credenciado

Papagaio Baitaca
Foto: Divulgação/3°BABM/Sd Nilmar

Na tarde da sexta-feira (15), os Policiais Militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha realizaram o resgate de um Papagaio Baitaca (Pinus maximiliani). A guarnição encontrou o animal, uma espécie da fauna silvestre, no pátio de uma residência na região.

Conforme a Patram, um estabelecimento mantenedor credenciado recebeu a ave. No local, a equipe oferecerá os cuidados adequados e, se possível, será reabilitada para retornar à natureza.

Para os policiais ambientais, é necessário preservar a fauna silvestre. Desta forma, a atuação dos órgãos de proteção ambiental garante a segurança  e o bem-estar das espécies que habitam a região.

A Brigada Militar reforça a importância de denunciar atividades ilegais relacionadas à fauna e flora, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Os órgãos ambientais competentes recebem denúncias.

Fonte 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar

Divulgação

Sobre o Papagaio

A maitaca-verde (Pionus maximiliani) é uma ave psittaciforme da família dos Psittacidae. A ave também tem outro nomes como baitaca, maitaca, maitaca-bronzeada, maitaca-de-maximiliano, maitaca-suia, suia, umaitá e curica-maracanã (Piauí).  Seu nome científico significa: do (grego) piön, pionos = gordo; e de maximiliani homenagem ao Príncipe General Maximilian Alexander Philipp Graf zu Wied-Neuwied (1782–1867) explorador no Brasil no período de (1815–1817). ⇒ (Ave) gorda de Maximilian.

Ela  pesa entre 233 e 293 gramas e mede entre 25 e 29 centímetros de comprimento. A coloração geral da ave é verde, sendo a porção dorsal verde escuro e a porção ventral verde amarelado. Apresenta a cabeça cinza-azulada, abaixo do pescoço tem uma faixa roxa, bico amarelado, asas verdes, crisso e infracaudais vermelhos.

 

Fonte: Wiki Aves