Esportes

Países da América do Sul formalizam candidatura em conjunto para sediar Copa do Mundo de 2030

Copa do Mundo
Copa do Mundo (Foto: Michael Regan/Fifa/Getty Images)

Nesta terça-feira (2), a Conmebol anunciou a candidatura, de forma conjunta, de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030. Sendo assim, a entidade tem como principal justificativa o centenário do torneio, que iniciou em 1930 no Uruguai.

Dessa forma, o anúncio foi feito pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, após reunião em Montevideo (capital do Uruguai). Ainda assim, os países sul-americanos contam com diversos concorrentes. Portugal e Espanha também devem formalizar candidatura unificada. Assim como Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia podem se unir. Marrocos, com o continente africano, e China na Ásia são outros fortes candidatos.

Inicialmente, apenas Argentina e Uruguai entrariam na disputa pela Copa do Mundo de 2030, inclusive com os craques Lionel Messi e Luis Suárez como garotos propaganda. Todavia, Chile e Paraguai também farão parte da candidatura.

A última vez que a América do Sul recebeu uma Copa do Mundo foi em 2014, quando foi realizada no Brasil. A expectativa é de que a escolha pelas sedes de 2030 acontece até 2024. Já em 2026, o torneio será realizado no Canadá, Estados Unidos e México.

Copa do Mundo 2022

Enquanto os torcedores aguardam a definição sobre quem sediará a Copa do Mundo de 2030, segue a contagem regressiva para a Copa de 2022, que será no Catar. A primeira partida, entre Senegal e Holanda, acontecerá em 21 de novembro, e o torneio segue até 18 de dezembro.

Confira todos os grupos abaixo.

A: Qatar, Equador, Senegal e Holanda;
B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales;
C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia;
D: França, Austrália, Dinamarca e Tunísia;
E: Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão.
F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia.
G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
H: Portugal, Gana, Uruguai e Coréia do Sul