No último sábado (26), pais e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Eberle realizaram um mutirão de manutenções nas partes internas e externas da instituição, localizada no bairro Cristo Redentor, em Caxias do Sul.
Após verificar que a escola estava em estado de baixas condições para receber os estudantes, os pais se mobilizaram com os alunos em prol da instituição para fazer uma manutenção necessária, como o corte da grama, organização do cabeamento dos fios eletrônicos do laboratório de informática e pintura.
Segundo informações, a instituição de ensino não possui verba para pagar nem mesmo a internet, importante para o aprendizado dos alunos, além de possuir outros espaços que precisam de reparos profissionais, como piso com grandes rachaduras, instalação de luz antiga, entre outros.
A 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ªCRE) fez seu posicionamento referente às contas e estruturas da instituição, a qual informa que “a escola Abramo Eberle possui valor em conta para pagar a internet, porém a liberação do valor depende de trâmite administrativo, uma vez que a atual gestão foi designada no dia 8 de março, sendo necessária a regularização do CPM da instituição e titularidade de contas, o que envolve realização de reuniões, serviços de cartório e emissão de novos talões de cheque, cartões e tudo isso leva algum tempo. Ressaltamos que a direção da escola já deu início aos trâmites, restando aguardar a resolução da situação.
Ao que se refere à estrutura da escola, informamos que a quantia de R$ 1.444,186,12 aguarda liberação para realização de reforma geral, reparos da cobertura, obras hidro sanitárias e pavimentação, sendo que já há empresa selecionada para realização da obra”.