O painel “Eleições 2022: o que vem pela frente?” promovido pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio) lotou o auditório Adelino Raymundo Colombo, no Sindilojas, em Farroupilha, na noite desta quinta-feira (28).
A conversa foi conduzida pelo cientista político Fernando Schuler; pelo consultor econômico da Fecomércio, Marcelo Portugal e pelo gerente de Relações Governamentais da Fecomércio, Lucas Schifino que trataram de temas relativos as eleições de outubro deste ano com visões no campo político e econômico.
Antes do painel, em entrevista coletiva, Schuler comentou sobre o cenário de polarização que existe no Brasil.
“A gente vive sim uma eleição muito polarizada. O grau de polarização, arredondando, é de cerca de 20% a mais que nas eleições de 2018. Nessa época do ano, em 2018, os dois candidatos que estavam na frente, estavam 20 pontos atras do que hoje. Nós já tínhamos uma politica polarizada em 2018 e agora ela está muito mais. Então não há muito espaço hoje para a terceira via”, disse.
Já o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, comentou sobre a importância do projeto Giro Pelo Rio Grande com o tema Eleições 2022 para a população e em especial para os comerciantes.
“O Giro Pelo Rio Grande é um evento que acontece desde 2011. E neste ano, ano de eleições, é claro que a atuação da Fecomercio é permanente. Como eu disse em meu discurso de posse, nós não temos partido político, mas temos posição. E essa posição é de quem entende que a economia de mercado que movimenta os negócios, que é a livre iniciativa, que a liberdade econômica, o direito de propriedade, que são os princípios básicos do melhor sistema para o crescimento enquanto sociedade“, disse.
Antes do painel, os participantes foram recepcionados com um café pela organização.