Na tarde desta quarta-feira (25), ocorreu o painel de apresentação do programa + Gestão RS. A iniciativa disponibiliza gratuitamente, por meio de Termos de Colaboração com as prefeituras ou entidades, software de gestão que integra ações de compras, estoque, comercial, fiscal, financeiro e produção para Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O painel foi promovido pela Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados Pessoais, presidida pelo vereador Maurício Scalco (Novo).
Os três principais eixos estratégicos do programa são crédito, gestão e mercado, considerados os principais fatores para fechamento das empresas. Na ocasião, dados apresentados pela diretora-comercial da ICertus, Melina Drebes, apontaram que as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 90% dos CNPJs brasileiros e 30% do PIB do país. Por outro lado, informou que o número de empresas fechadas vem crescendo ano a ano. Até julho de 2023, mais de 1,2 milhão empresas fecharam as portas no Brasil. Nesse sentido, apontou a necessidade de suporte para o setor.
O sistema também possibilita o acesso a várias linhas de crédito com taxas baixas para que o empreendedor movimente o seu negócio e evolua, além de expandir as oportunidades de comercialização, já que permite conectar
os produtos aos maiores players de vendas do mercado. A instrução e participação em licitações públicas também é possibilitada pela iniciativa.
Contudo, a adesão do público-alvo depende da formalização da prefeitura onde está localizado o empresário. A parceria precisa ser publicada no Diário Oficial do Município. Até o momento cerca de 60 prefeituras já fizeram a adesão no Rio Grande do Sul.
A falta de parceria, até o momento, do Executivo caxiense, foi criticada pelo presidente da Frente, que também lamentou a ausência de representantes do Município na apresentação do painel na Câmara. Nesse sentido, Scalco informou que ainda essa semana pretende fazer um indicação à Prefeitura de Caxias para que faça o convênio e possibilite que as instituições da cidade, a maioria micro e pequenas empresas, possam ter o software de forma gratuita nos negócios e, assim, ajudar na gestão.
“Está sendo disponibilizado pelo Governo do Estado de se fazer um convênio com as prefeituras para ter um software gratuito para ajudar na gestão das empresas e também para poder ajudar a participar de licitações. Oportunidade única e gratuita dada pelo governo estadual”, ressaltou ele.
Presente também no evento, o delegado regional do trabalho do Governo do Estado, João Henrique Leoni Ramos, relatou a expectativa que a Prefeitura de Caxias faça a adesão ao programa que não tem custo ou contrapartida. Ele se colocou à disposição do Executivo caxiense para esse e outros programas estaduais.
“Importância desse sistema é para gerar emprego e renda. Pois, uma empresa organizada tem melhor desempenho, trazendo dignidade ao trabalhador”, destacou ele.
O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella participou de forma online, assim como representantes de outros municípios da região. A apresentação ocorreu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.