Caxias do Sul

Pacientes com laudo de cirurgia eletiva autorizada devem realizar recadastramento na Secretaria da Saúde de Caxias do Sul

Convocação é para pacientes que possuem laudo emitido de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023

(Foto: Betânia Ramalho da Silva)
(Foto: Betânia Ramalho da Silva)


Na última semana a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul convocou toda a comunidade caxiense, que possui laudo de cirurgia eletiva autorizada pelo Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), para realizar o recadastramento no novo sistema. Os pacientes que possuem laudos de cirurgia eletiva emitidos de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023 podem comparecer no Dacra, no terceiro andar da Secretaria Municipal da Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Inicialmente, a força-tarefa da SMS foi realizada por meio telefônico, fornecidos pelos pacientes no cadastro. Porém, a grande maioria, não possui mais o número ou não foi possível o contato, mesmo com três tentativas em horários alternados. Por isso, a secretaria passa a convocar os pacientes com os laudos emitidos no período mencionado para procurarem o departamento. A meta estipulada pela secretaria é de recadastrar o maior número de pessoas possível até o final do ano, mas podem ser realizados também no ano de 2024.

O paciente deve ir ao Dacra, munido com o laudo e documentos pessoais em mãos, para ser realizada a conferência de informações e posterior recadastro no sistema estadual adotado pelo Município, o Gerint. Na sequência, o paciente será novamente chamado, desta vez pelo hospital designado para o procedimento, para retirada de protocolo que comprove a manutenção do nome em lista. Os pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não precisam comparecer para esse procedimento, uma vez que seus dados já constam no Gerint. A SMS pondera que a ordem e a prioridade não serão alterados com o recadastramento.

Devem comparecer apenas os usuários moradores de Caxias do Sul. O recadastramento dos demais municípios da Macro Serra está sendo realizado pelas secretarias municipais/ Dacra locais e pelos hospitais.

Marguit Meneguzzi, diretora do Dacra, explica a importância de realizar o recadastramento, uma vez que o novo processo do sistema Gerint promoverá melhor organização para as filas de cirúrgias eletivas. Além disso, esse processo deve ser realizado pelos pacientes que possuem o documento chamado “Laudo para solicitação de autorização de internação hospitalar”. “Esse laudo, anteriormente, era autorizado no formato papel, onde o paciente saía do consultório com o papel na mão, vinha até o Dacra, onde era autorizado e devolvia ao paciente e após, o paciente ia para casa aguardar o agendamento desse procedimento pela equipe médica. Agora, estamos inserindo essa informação deste laudo no Sistema de Regulação Estadual, que é o Gerint. Para que fazer isso? Para que tenhamos uma fila única, com todas as informações do paciente, não só do município de Caxias do Sul mas do Estado como um todo. Dentro do Estado, a informação do recorte de Caxias e da região para que a gente possa organizar as estratégias de como atender esta fila, com a maior brevidade e criar estratégias de como vamos atender todos no momento oportuno”.

Quem possui o laudo abaixo deve realizar o recadastramento:

Gerint

Com atuação desde o mês de abril em Caxias do Sul, o sistema Gerint é utilizado para gestão da regulação de internações hospitalares. A implementação do sistema em todo território gaúcho foi um trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que usa o Gerint na regulação estadual e busca a unificação das filas de espera por internações por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 100% dos hospitais gaúchos já usam o Gerint desde 2020, quando foi uma importante ferramenta para o enfrentamento à covid-19. “Ele passa a ser não só um sistema de regulação, mas também uma ferramenta de gestão. É através dele que a gente vai saber quais pacientes estão esperando, quem está a mais tempo, qual fila demora mais, e aí, desenvolver estratégias justamente para atender”, destaca a diretora Marguit.

Tira-dúvidas sobre o Recadastramento de laudos de cirurgias eletivas

Quem deve fazer o recadastramento?

Todos que têm laudo de cirurgia eletiva emitido de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023. Os pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não precisam comparecer para esse procedimento, uma vez que seus dados já estão no novo sistema.

Onde comparecer?

No Dacra, no terceiro andar da Secretaria Municipal da Saúde, de segunda a sexta das 8h às 16h.

O que apresentar?

O laudo emitido pelo Dacra e seus documentos pessoais.

Quem ainda não teve a cirurgia autorizada deve comparecer?

Não. Esta força-tarefa é para recadastramento dos laudos já emitidos.

A ordem e a prioridade serão alterados?

Não.