Comportamento

Outubro Rosa: mutirão em frente ao Hospital Pompeia encaminhou 233 mamografias em Caxias do Sul

Ação integra a campanha de prevenção ao câncer de mama do Outubro Rosa


(Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação)
(Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação)

Um total de 233 mulheres acima de 40 anos tiveram mamografias solicitadas durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última quinta-feira (07/10), em frente ao Hospital Pompéia. O requerimento deve ser levado, ao longo do mês, até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, para marcar a data do exame.

“Ficamos muito felizes com a grande participação das mulheres na ação, o que demonstra que a preocupação com o cuidado com a saúde é de todas. A mamografia é um exame de rastreamento que contribui para o diagnóstico precoce do câncer de mama, fundamental para que a doença possa ser descoberta em seu estágio inicial e, assim, a chance de cura seja maior”, assinala Vanessa Bosi, diretora técnica da Saúde da Mulher da SMS.

(Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação)

Em Caxias, a mamografia é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mais cedo do que em grande parte de outras cidades do país. É que o município segue recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para adotar o exame a partir dos 40 anos de idade, enquanto O Ministério da Saúde garante o acesso a partir dos 50 anos. Além disso, todas as mulheres devem realizar o autoexame e, caso encontrem qualquer alteração na região das mamas, devem procurar atendimento médico.

A mamografia segue disponível o ano todo para mulheres de mais de 40 anos que não puderam participar do mutirão. Para isso, a basta agendar consulta em uma UBS. São ofertadas 1,7 mil mamografias mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Caxias do Sul.