Bento Gonçalves

Oscar Ló substitui Scottá e vai comandar Ibravin até 2019

Oscar Ló substitui Scottá e vai comandar Ibravin até 2019

O advogado e administrador Oscar Ló é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Ele foi eleito para comandar a entidade até 2019, e vai substituir o enólogo Dirceu Scottá na presidência do instituto. Ló é presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e foi indicado pela entidade para o cargo, continuando o rodízio de entidades que caracteriza a sucessão do Ibravin.

O Conselho Deliberativo do Ibravin é formado 11 titulares e 11 suplentes indicados por oito entidades representantes da indústria, das cooperativas e dos produtores rurais, que se revezam na presidência, mais o governo do Rio Grande do Sul.

Dirceu Scottá (E) será substituído por Oscar Ló (C) e terá como vice-presidente Marcio Ferrari (Foto: Dandy Marchetti/divulgação)

A vice-presidência será ocupada por Marcio Ferrari, atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha e coordenador da Comissão Interestadual da Uva, que representa os sindicatos de trabalhadores rurais.

Ló, que participava da diretoria do Ibravin como vice de Scottá, projeta como uma das principais metas para o próximo biênio a inclusão de centenas de micro e pequenas vinícolas no Simples Nacional e a regulamentação da Lei do Vinho Colonial.

“Está no nosso radar o trabalho de estímulo à formalização destas empresas, para que também possam acessar novos mercados, gerar receita e estarem devidamente regularizadas e aptas para atuarem”, antecipa.

Outro desafio será a retomada do crescimento das vendas no mercado interno, bastante afetado pela crise econômica e pela quebra de safra de 2016. “Para que isso ocorra precisamos investir ainda mais na promoção dos nossos produtos, para que a informação sobre a qualidade dos nossos vinhos chegue ao consumidor”, receita.

O grupo deve se reunir pelo menos uma vez por mês para discutir as demandas do setor e as ações do Ibravin. A cada dois anos ocorre a eleição para a presidência e vice-presidência do Conselho. A administração das verbas do Ibravin é acompanhada pelo Conselho Fiscal, formado por três membros, indicados pelo Conselho Deliberativo. Os Conselhos Fiscal e Deliberativo são eleitos em Assembleia Geral.

Os Conselhos Gestores do Ibravin são compostos pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Comissão Interestadual da Uva, Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi/RS), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho/RS), Sindicato Rural de Caxias do Sul (Sindrural-Caxias) e União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

O novo Conselho Deliberativo

Comissão Interestadual da Uva

Titulares: Marcio Ferrari e Mércia Fugalli

Suplentes: Cedenir Postal Moacir Mazzarollo

Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho)

Titulares: Oscar Ló e Hélio Marchioro

Suplentes: Hermínio Ficagna e Ismar Pasini

União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)

Titular: Deunir Argenta

Suplente: Gregório Salton

Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi)

Titular: João Carlos Zanotto

Suplente: Leocir Luvison

Associação Brasileira de Enologia (ABE)

Titular: Carlos Abarzúa

Suplente: Dirceu Scottá

Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho/RS)

Titular: Gilberto Pedrucci

Suplente: Eurico Benedetti

Sindicato Rural de Caxias do Sul (Sindrural-Caxias)

Titular: Renato Antônio Formolo

Suplente: Antônio Pedro Michelon

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi/RS)

Titular: Ricardo do Nascimento

Suplente: Adoralvo Schio

Conselho Consultivo

Titular: Daniel Panizzi (representando a Associação de Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira – Asprovinho)

Suplente: René Ormazabal Moura (representando a Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha)