Opinião

Os venezuelanos não vão roubar teu emprego

Os venezuelanos não vão roubar teu emprego


É da condição humana. Até nos compadecemos com as injustiças e mazelas da vida alheia quando isto acontece a muitos milhares de Quilômetros de distância. Mas o que nos aflige mesmo é aquilo que está à distância de um olhar, ou o que podemos ouvir com nossos próprios ouvidos ou mesmo sentir o odor. O cheiro do sujo, do podre, o cheiro do descaso e da injustiça.

Desde o final da segunda guerra mundial não havia uma corrente migratória tão intensa. A Europa devastada obrigava povos inteiros a se deslocarem em busca de u novo lar e antes disto, de comida. Agora vemos fugindo, segundo estimativa da ONU, 60 milhões de seres humanos, metade dos quais crianças, fugindo da miséria e da devastação, por guerras, fatores climáticos ou pela destruição da economia interna de seus países.

Enquanto isto acontece em Bangladesh, no Afeganistão, Síria ou Sudão, o problema parece ser só da Europa, que se obriga a acolher esta gente. Milhares morrem no mar Mediterrâneo e portos se fecham para receber navios que acolheram migrantes náufragos. É um novo holocausto que não distingue cor ou raça.

Pois na semana passada se anunciou que Canoas e Esteio receberão mais de 600 venezuelanos que em Paracaima vivem o drama de nada terem e serem corridos como cães sarnentos. É verdade, trata-se de um problema sério. Não há como uma cidade ou um estado receber tanta gente quanto Roraima tem recebido sem a óbvia desestruturação social e riscos à segurança. Era necessária a ajuda federal que acabou vindo,. O reassentamento deverá ser feito em todo o país. Uma onda de solidariedade menos barulhenta do que a rejeição vem acontecendo.

Muita gente prega a construção de cercas e o fechamento de fronteiras. Eu também prefiro não receber no meu sofá pessoas que não conheçam e que me causarão algum desconforto. Mas, antes disto, é preciso lembrar a questão humanitária e ter a certeza que cercas e violência não vão consertar o que está errado. Então o que virá? A solução final com campos de concentração e câmaras de gás?

O Brasil não elegeu Maduro (apesar da simpatia de uma ala da esquerda) nem poderá resolver os problemas internos da Venezuela. Os Estados Unidos não parecem preocupados e Maduro menos ainda. Então porque caberia a Canoas e Esteio terem que se importar? A resposta de muitas pessoas que espontaneamente aderiram a uma rede de solidariedade explica: são seres humanos e é isto que distingue a maioria de nós de outros animais que por instinto atacam os semelhantes mais fracos.

Dizer que brasileiros perderão emprego para os imigrantes? Ora, convenhamos, eles estão muito menos preparados do que os brasileiros, quem perder emprego pra eles é porque é pior preparado. Só isto.